Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Will Eisner no céu

Posted by Hello


Pois é. Will Eisner morreu na última segunda-feira mas eu só fiquei sabendo agora.
O velhinho aí da foto foi um dos mais celebrados autores de histórias em quadrinhos de todos os tempos e morreu aos 87 anos de complicações surgidas após uma cirurgia cardíaca realizada na última semana de dezembro.
A criação mais famosa do escritor e desenhista norte-americano foi The Spirit, personagem que ficou famoso pelo uso de elementos da linguagem cinematográfica, principalmente os recursos de fotografia e montagem do cinema "noir".
Eisner também foi o criador do formato conhecido como "graphic novel", histórias mais longas de temática dirigida ao público adulto que ajudaram a expandir o mercado das histórias em quadrinhos.A publicação que inaugurou esse subgênero, Um Contrato com Deus, foi lançada em 1978.
O desenhista nova-iorquino tornou-se uma referência artística e editorial, tanto com o lançamento de livros teóricos como Quadrinhos e Arte Seqüencial (de 1985), baseado em seu curso para a New York's School of Visual Arts, quanto com a criação do Will Eisner Awards em 1988. O prêmio é entregue anualmente aos profissionais de destaque da indústria durante a Comic-Con International em San Diego, o mais importante evento desse mercado em todo o mundo.
 


eXTReMe Tracker