Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Formigueiro


Li na agência EFE que a população mundial (que já chega a 6,5 bilhões de habitantes) pode chegar a 9 bilhões em 2050. A previsão é da ONU e foi feita ontem com a divulgação de um relatório.

O maior aumento de população nas próximas décadas acontecerá em países da África e da Ásia, sendo Índia, China, Paquistão e Nigéria os que terão o maior crescimento, seguidos dos Estados Unidos.

O relatório reconhece que houve um aumento no uso de métodos anticoncepcionais no mundo, de 54% em 1990 para 63% em 2000. (O Papa deve estar fervendo) Enquanto a população dos países desenvolvidos utiliza métodos de efeito a curto prazo e reversíveis, nas nações pobres são usados métodos com efeitos prolongados (tipo atadura de trompas ou aborto caseiro?).

No relatório está prevista uma diminuição da população em alguns países desenvolvidos, devido à taxa de envelhecimento e porque os índices de natalidade não alcançam o nível de substituição.

Prevê-se que em 2050 o número de pessoas de 50 anos beire os 2 bilhões de habitantes em nível mundial, em comparação com os 600 milhões que havia no início do século XXI. Deste modo, a idade média da população mundial, que é atualmente de 26 anos, será de 37 anos em 2050.

As nações em que se prevê uma queda mais forte da população, segundo o relatório, são Rússia, Ucrânia, Japão e Itália e em menor grau Polônia, Romênia, África do Sul e Espanha.

Os países com maior número de imigrantes internacionais são EUA, com quase 35 milhões, seguido em proporção muito menor por Rússia, Alemanha, Ucrânia, França, Índia e Canadá.

Por outro lado, o relatório afirma que o índice de mortalidade, que até pouco tempo atrás esperava-se que fosse diminuindo nos países pobres, aumentará devido ao crescimento das mortes por epidemia de HIV-aids, especialmente na África, a região mais afetada. Calcula-se que no final de 2003 havia cerca de 58 milhões de pessoas no mundo infectadas pelo vírus da aids, dos quais 93% viviam no África subsaariana.

O dossiê também afirma que metade da população do mundo viverá em zonas urbanas em 2007, embora a maioria deles more em cidades com menos de 500 mil habitantes (San Juan é um buraco e tem 500 mil habitantes). Isto significará que em 2030 a população que viverá em zonas urbanas será de 5 bilhões de pessoas, em comparação com os 3,2 bilhões de hoje em dia. As áreas com mais aglomerações urbanas mencionadas são Tóquio, Cidade do México, Nova York-Newark, Bombaim, São Paulo e Nova Délhi, que superam atualmente os 15 milhões de habitantes.

Em 2050 eu vou ter a idade dos mortos vivos: 85 anos. As flores eu quero receber estando viva e de preferência lúcida. Obrigada.
 


eXTReMe Tracker