Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, abril 18, 2005

Recordando os Papas


Guerreiros, ambiciosos, polígamos, infiéis, mafiosos e conspiradores: como o resto dos mortais, os Papas do passado
tambêm sucumbiram as tentações.

Antes que alguém diga ¨Fefis, sua faladeira!¨, retomemos a história:


Os papas João XIX e Alexandre VI, o chamado Papa Borgia, pagaram uma fortuna pelos seus nombramentos. Mais astuto, Sixto V fingiu estar doente até que os cardeais, que desejavam um pontificado curto, o elegeram Papa no final do século XVI, cargo no qual se manteve durante anos com um vigor inusitado.

Na Bíblia não existe nenhuma referência sobre a forma em que os Pontífices deveriam ser eleitos ou a vida que devam levar.

O próprio Pedro, escolhido por Jesus para ajudá-lo na tarefa de ¨edificar a Igreja¨, era un pescador, um homem simples que deixou tudo para seguir seu mestre, mas quem teve pelo menos uma filha.

Alexandre VI envenenava sistematicamente os cardeais, teve 9 filhos ilegítimos e cometeu incesto com sua filha Lucrécia. Adriano II foi nomeado Papa pese a estar casado e ter uma filha. Mulher e filha foram decapitadas.

Estevão VI, Papa de 896 a 897, fez exumar um dos seus

predecessores, Formoso, para julgá-lo post mortem, mutilar seu
cadáver e jogá-lo no rio Tíber. Benedito IX conseguiu ser eleito Papa 3 vezes, a primera em 1032 e com só 12 anos.

Diz a lenda que uma mulher ocupou o trono de Pedro no século X. A papisa Joana, que se fez passar por homem e teria sido eleita como João VIII. Uma versão diz que ela morreu dando a luz numa procissão onde a multidão, puta pela mentira, a apedrejou.


Na Idade Média, quase nenhum Papa faleceu por morte natural, a maioria morreu em guerras, envenenados, mortos de fome, presos ou queimados vivos. Outros tiveram mortes terrivelmente banais: Benedito XI morreu em 1304 comendo figos e Paulo II, em 1471, por uma indigestão de melões.

Os Conclaves tambêm estão cheios de histórias e curiosidades. O nome dessa reunião nasceu no século XIII, quando os cardeais se reuniram na cidade italiana de Viterbo durante 3 anos sem chegar a um acordo. Cansados de esperar, os fiéis e autoridades os trancaram com chave ('cum clave' em latim) e começaram a racionar a comida. Mortos de fome e frio, elegeram Gregorio X, em 1271.

Pío XII, depois de ser eleito Papa, quis tirar a bunda da seringa e pediu aos cardeias que repetissem a votação pra ver se não tinham se enganado.
 


eXTReMe Tracker