Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, junho 02, 2005

Hormônio da confiança?


Deu no site da BBC Brasil:

¨Cientistas concluíram que a exposição à oxitocina- uma molécula produzida naturalmente na área do hipotálamo que regula uma série de processos fisiológicos, inclusive as emoções- pode levar as pessoas a ter mais confiança umas nas outras.

A equipe de cientistas da Universidade de Zurique suspeitou que o hormônio poderia ter o mesmo efeito sobre os humanos e convidou 58 pessoas a participar de um "teste de confiança".

Os participantes foram dividos em 2 grupos - um de "investidores" e outro de "bancos de investimento", em que o primeiro grupo tinha que decidir se e quanto deveria investir no segundo. Os investidores receberam créditos para investir. Se eles demonstrassem confiança, investindo quase todos os créditos, os lucros obtidos com o "banco" poderiam ser maiores, mas o "banco", inicialmente, ficaria com toda a quantia. A partir daí, caberia ao "banco" decidir se honraria a confiança do "investidor" dividindo o lucro igualmente com ele. Se o "investidor" não investisse o dinheiro, ou investisse menos dinheiro, as chances de prejuízo seriam menores. Cada participante atuou como "banco" e "investidor" em diferentes rodadas do jogo. Ao fim do jogo, os créditos foram transformados em dinheiro. Metade dos "investidores" e "bancos" receberam oxitocina por meio de um spray nasal. Dos 29 participantes que receberam oxitocina, 13 (45%) demonstraram "confiança máxima" ao escolher investir quase todos os créditos, em comparação com apenas seis dos 29 que receberam um placebo (imitação do spray sem o hormônio).

Os cientistas afirmam que o resultado sugere que a oxitocina promove a interação social e não apenas encoraja as pessoas a assumirem riscos. O hormônio atua ajudando a superar obstáculos como o medo de ser traído.

Acredita-se que a descoberta pode ajudar pessoas com fobia social e autismo, entre outras doenças, que podem ser ligadas ao medo constante de situações sociais¨.


PS: vai ter banco oferecendo doses gratuitas de oxitocina já já...
 


eXTReMe Tracker