Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, novembro 10, 2005

El Libro de la Almohada

Escrito por SEI SHÔNAGON, dama da corte da imperatriz Sadako no Japão do século X, EL LIBRO DE LA ALMOHADA (O LIVRO DE CABECEIRA) foi assim chamado por descrever um livro de anotações informais que possivelmente era guardado nas gavetas da cabeceira da cama (daí o nome).

(Sinceramente com esse nome a princípio parece mais um desses livrecos do gênero ¨100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama¨, hehe).

Mas é uma joínha, um retrato vívido da corte imperial japonesa. O livro está formado por uma longa série de enumerações (insetos, plantas, coisas desagradáveis e desagradáveis, tópicos poéticos, intrigas, jogos, costumes e também, é claro, crueldade).


Uma perlita do livro pra vocês:


Personas que parecen sufrir

La nodriza que cuida a un bebé que llora de noche.

Un hombre que tiene relaciones con dos mujeres y las ve disgustadas y mutuamente celosas.

Un exorcista que tiene que habérselas con un espíritu obstinado. Espera que sus encantamientos surtan efecto de inmediato, pero, varias veces frustrado, debe perseverar, rogando que sus esfuerzos no acaben convirtiéndolo en objeto de mofa.

Una mujer locamente amada por un hombre absurdamente celoso.

Los hombres poderosos que sirven en los primeros puestos y cuya vida una imagina tan placentera nunca se ven tranquilos.

Las personas nerviosas.


Quando terminar o livro vou assistir o dvd do filme dirigido por Peter Greenaway e pirateado pela minha irmã Lilica.

 


eXTReMe Tracker