Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, abril 06, 2009

Loki!



Se você perguntar para uma garota de 12 anos sobre Ray Kawakubo, Vivienne Westwood, Alexander McQueen, Bob Dylan e até Mutantes (sim, a extinta banda de Rita Lee, Arnaldo e Sergio Baptista,), talvez a resposta seja uma expressão com cara de ponto de interrogação. Tais nomes ligados à moda e à música não fazem parte do universo de uma pré-adolescente comum. E ao que tudo indica, a americana Tavi Gevinson, nascida em Chicago há 12 anos, realmente não é igual aos seus colegas com a mesma idade.

Loira, cabelos lisos e cortados no estilo Chanel com franjinha, estatura de criança, a garota inaugurou seu blog (http://tavi-thenewgirlintown.blogspot.com) há um ano, no dia 31 de março de 2008. E lá publica produções de moda que ela mesma faz, veste e fotografa com uma câmera Canon Powershot, tripé e timer, além de editar suas fotos no site picnik.com.

E tudo de causar inveja às mais renomadas produtoras de moda. Afinal, seu senso estético, seus comentários sobre tendências, estilistas, música e o que cerca este mundo blogueiro de moda têm fundamento. O que mais chama a atenção é que ela faz questão de imprimir o seu jeito pré-adolescente, sem pretensão alguma. Sem pretensão até demais. Esse ar meio desleixado dá até a impressão de que foi absolutamente pensado, arrumado e organizado.

Inspiração
O blog da pequena Tavi está entre os favoritos da revista Teen Vogue (versão adolescente da Vogue). A publicação até a entrevistou no ano passado. Ela também deu entrevista a outros blogs. Disse que se inspira em blogueiros para criar seu estilo; lê muitas revistas de moda e navega por vários sites sobre o assunto. Adora comprar em brechós', lojas como a rede H&M. e também recebe roupas de outras pessoas da família como das irmãs mais velhas. Diz que é uma pessoa normal: acorda e fica horas para escolher a roupa com que vai à escola, gosta de atuar e tocar violão, ler e escutar música. E que seus amigos acham o jeito com que se veste "cool"', ou seja legal.

Agora não está muito a fim de entrevistas. Não quis responder às questões enviadas pelo Terra. Sua justificativa: "Não tenho falado muito com a imprensa atualmente. Apreciei a proposta, mas tenho de dizer não". Ok. Mas fica o interesse para entender como tantas ideias saem de uma cabecinha tão nova. No post do dia 16 de março, em que ela coloca a foto de um vestido longo de festa de Nina Ricci, cheio de babados, ela parece ter propriedade no assunto ao fazer o seguinte comentário: "Dê-me este vestido e um caixa de Tylenol e eu estou pronta para sair." Dúvidas
Há a possibilidade de Tavi não tomar conta de tudo sozinha ou de que seja apenas um personagem que atua como Tavi. Em seu post do dia 1º de abril, em que aparece com camisa de homem, boné e bigode pintado, a menina explica que o "criador" do blog é um tal de Thomas Luffer, nascido em 1964, que estudou tecnologia e, aos 10 anos, em 1974, visitou a casa de Lou Reed.

Disse também que é o responsável por outros blogs e espaços virtuais que estão no ar, cujas "donas" até então eram apenas suas amigas, como Belle, do http://fashionpirates.blogspot.com e Yokoo (http://www.etsy.com/shop.php?user_id=5219973). Era Dia da Mentira, mas os textos, os comentários e até as referências que estão nos vários ícones que surgem do lado direito da página são quase inacreditáveis para uma vida tão curta como a dela.

A professora de História da Moda Miti Shitara, da Faculdade Santa Marcelina e da FMU, não duvida que a própria garota possa escrever os comentários. "A linguagem é informal e a tendência é cada vez mais ter blogs como este", afirma, ao lembrar que Pedro Lourenço, filho de Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, começou a desenhar coleções aos 11 anos. "Existe esta precocidade, principalmente se o ambiente em que a criança for criada tiver espaço para moda. Hoje, crianças de dois ou três anos já não aceitam vestir as roupas que a mãe quer."

A garota começou o blog sem seus pais saberem e, recentemente, em um dos seus posts, ela explica que eles dão uma olhadinha de vez em quando. Sua mãe, que é norueguesa, não liga muito para moda e sempre "foi econômica" ao comprar roupas. Já seu pai veste "roupa de pai". O gosto pelo assunto foi surgindo naturalmente, mas Tavi não pensa em seu futuro e nem sabe se o blog vai durar muito tempo.

Diversão
Por enquanto, Tavi afirma se divertir usando as roupas que compra e jura não gastar mais de U$20 em peças, mas conta que já fez alguns excessos como ter comprado peça de Rei Kawakubo, feita para a rede H&M. A estilista da grife Comme des Garçons é uma das preferidas de Tavi, assim como Alexander McQueen e Vivienne Westwood. Mas ela adora "conhecer o trabalho de novos estilistas".

Também revelou que para pagar as peças já trabalhou como babá e que até compra roupas pela internet com o cartão de seu pai, mas depois devolve o que gastou. Talvez ela já tenha começado a ganhar dinheiro com moda, por meio da venda de um modelo de camiseta ecologicamente correta, feita de algodão orgânico 100% certificado, ao preço de U$35, que ela veste num de seus editoriais.

Se é ela ou não que escolhe, produz e monta os "editoriais de moda", não importa. O blog é realmente muito "cool", as ideias são bacanas e o estilo da garota é bem moderno. Se a Tavi real resolver se enveredar profissionalmente pelo mundo da moda, Anna Wintour que se cuide. A revista Vogue é uma das preferidas da loirinha, cujo corte atual de cabelo (no início, os fios eram longos) até lembra o da diretora da Vogue América.

PS: deve ser alienígena!

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

 


eXTReMe Tracker