Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Rainhas Magas?

Posted by Hello


Quem foram os Reis Magos?

Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia.
O velho europeu Melchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis.
Após uma longa viagem, eles finalmente chegaram à gruta onde havia nascido Jesus. Emocionados, cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente.
Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar aos deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar.
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).

Curiosidade: Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos reis magos. De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer. Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia.

O que diz a Igreja Anglicana?

A Igreja Anglicana da Inglaterra explicou que os três Reis Magos podem ter sido mulheres!
Segundo publicação do jornal The Times de fevereiro de 2004, o sínodo anglicano reconheceu a possibilidade de que estes personagens tenham sido "rainhas" já que não permitiu que, numa série de hinos e orações, se substituísse o vocábulo grego "magos", pelo masculino "Reis Magos".
O Sínodo Geral religioso concluiu que estes três visitantes, que na versão bíblica são identificados como Reis Magos, devem agora ser denominados pelas igrejas deste país como "Magos".
Este termo é freqüentemente usado para designar aos três sábios (ou sábias), mas até agora ninguém havia argumentado que deveria ser utilizado porque não poderia excluir completamente a possibilidade de que um ou mais magos tenham sido mulheres.

PS: Quem não escreve cartinha, não ganha presente amanhã! E quem se comportou mal vai ganhar carvão...

 


eXTReMe Tracker