Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, abril 19, 2005

Juventude Hitlerista


Em sua autobiografia ¨Marco: Memórias: 1927-1977¨, Ratzinger conta que ele e seu irmão Georg foram alistados pela Juventude Hitlerista quando era obrigatório ser membro da organização.

Fundada em 1922 e com sede na Baviera, a Juventude Hitlerista foi uma organização paramilitar do partido nazista. Ela foi proscrita em 1923, mas recriada em 1926, um ano depois do reconhecimento do Partido Nacional-Socialista. Membros da Juventude Hitlerista usavam uniformes semelhantes aos do partido nazista.

Ratzinger disse que as críticas que seu pai fazia aos nazistas obrigaram a família a se mudar 4 vezes.

Em 1943, ainda no seminário, ele foi alistado aos 16 anos no corpo antiaéreo alemão. Embora ele se opusesse aos nazistas, foi obrigado a se juntar a eles em uma idade prematura.Ratzinger treinou na infantaria alemã, mas uma doença subseqüente o manteve afastado "dos rigores usuais do serviço militar".

Conforme os aliados se aproximavam do seu posto, em 1945, ele escapou dos nazistas e voltou para a casa da sua família, em Traunstein, justo quando os norte-americanos estabeleceram seu quartel-general na casa dos Ratzinger. Ele então foi levado para um campo de prisioneiros dos EUA. Foi libertado meses depois do final da guerra, em 1945.

PS: Eu ainda não me conformo com a eleição de Ratzinger, dá pra notar?
 


eXTReMe Tracker