Quase Nada Sobre Quase Tudo

sexta-feira, abril 01, 2005

Rato que ri


Li na Agência EFE:

¨O riso não é exclusivo dos homens e existe em outros animais, revelou hoje um estudo divulgado pela revista Science.

Como prova de suas afirmações, o psicólogo Jaak Panksepp afirma que havia formas de riso em outros animais milhares de anos antes de o ser humano aparecer com suas gargalhadas e, posteriormente, com sua expressão oral. Para provar que o riso antecede a palavra, ele cita o caso das crianças que riem e gritam de alegria quando ainda usam fraldas, época na qual não começaram a se expressar oralmente.

Por outro lado, os últimos estudos realizados em ratos, cachorros e chimpanzés proporcionam fortes provas de que o riso e a alegria não são desfrutados apenas pelos seres humanos. Esse mesmo padrão de comportamento é evidente nos chimpanzés, cuja respiração entrecortada se assemelha a uma gargalhada quando brincam entre si e se fazem cócegas.

Mas para Panksepp, o melhor estudo é o dos ratos, que quando brincam emitem muitos chiados que refletem sentimentos positivos. As cócegas feitas a esses ratos resultaram numa aproximação entre roedores que pareceram buscar o prazer do riso e preferiram brincar com os que emitiam esse ruído¨.

Se a Dulce gargalhasse acho que eu ia me borrar de medo!
 


eXTReMe Tracker