Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, maio 19, 2005

Formigueiro é apelido!


O Estado de São Paulo chegará aos 40 milhões de habitantes às 14h36m do próximo dia 30/07, de acordo com a Fundação Seade.

São Paulo já é o Estado mais populoso do país e concentra 21% da população do brasileira. Na América do Sul, só a Colômbia tem um número maior de habitantes.

Análises do Seade indicaram que o número de moradores do estado cresce acima da média nacional e o segmento que maior elevação é o de pessoas com idade entre 45 e 49 anos. Entre 2000 e 2005, a população nesta faixa etária aumentou 4,2% ao ano, acima da média de 1,8% ao ano de todo o Estado (a população brasileira cresceu 1,6% ao ano no período, segundo o último Censo).

Outro segmento com grande aumento é o dos idosos com 75 anos ou mais de idade, que cresceu 3,9% no período, seguida pelo contingente dos idosos de 60 a 74 anos, que sofreu elevação de 2,6% ao ano. Apesar de manter o volume, o contingente de crianças e adolescentes com até 15 anos foi o que registrou menor crescimento no período, de 1% ao ano. A população com idade entre 30 e 44 anos também ficou abaixo da média do Estado.

A Seade informou que nos últimos 5 anos o número de habitantes na 3ª idade (com 60 anos ou mais) foi acrescido de 510 mil pessoas.Outra constatação foi que há mais mulheres do que homens em São Paulo. De acordo com os técnicos da fundação, a explicação é que a esperança de vida ao nascer é maior para pessoas do sexo feminino (8 anos a mais) e a migração dos últimos anos para o estado tem maior presença de mulheres.

PS: Dizem que toda a província de San Juan tem uns 600 mil habitantes. Coisa que eu acho impossível. Pra mim, um número desse, só pode ser pela mania argentina de aumentar as coisas em escala astronômica. A menos que eles considerem habitantes além dos seres humanos, os cachorros, os gatos e os camundongos... Às vezes dá uma saudades dos 40 milhões de habitantes de São Paulo!
 


eXTReMe Tracker