Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, maio 10, 2005

Natureza sábia?


Sempre achei que se a Natureza fosse mesmo sábia, os bebês nasceriam falando! Esse lance de chorar como única forma de expressão é irritante demais mas, LOUVADO SEJA DEUS, existem os japoneses!

¨Pesquisadores japoneses estão desenvolvendo um tradutor para a comunicação balbuciante dos bebês. Kazuyuki Shinohara, professor de neurobiologia na universidade de Nagasaki, lidera a equipe de pesquisas e tem o apoio da agência japonesa de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a agência AFP, o grupo de Shinohara tem conduzido experiências envolvendo mães e seus bebês, monitorando o choro, expressões faciais e mudanças de temperatura do corpo da criança. "Estamos tentando ler a face dos nenês numericamente, como a distância entre as sobrancelhas e a ponta do nariz", explica o pesquisador.

Para outras pistas sobre o que o bebê quer dizer, a equipe também analisa as freqüências altas e baixas no som dos choros que indicam o desejo por coisas específicas (fome, fralda molhada, etc). Segundo Shinohara, mudanças na temperatura corporal indicam normalmente desejos particulares.

O dispositivo deve ser lançado no outono ou inverno de 2006.O preço da versão para uso doméstico deverá ficar em torno de US$ 95¨.
 


eXTReMe Tracker