Quase Nada Sobre Quase Tudo

sexta-feira, maio 06, 2005

O que acontece no cérebro durante a oração ou meditação

Lobo Frontal - É a parte mais desenvolvida do cérebro, responsável pela concentração, pelas emoções e pela autoconsciência. A atividade fica acelerada.

Tálamo - Controlador dos nossos sentidos, esse órgão foca a nossa atenção pela forma como armazenar informações coletadas. A meditação reduz o fluxo de sinais.

Lobo Parietal - Região que processa informações sensoriais sobre o mundo ao redor, orientando-nos no tempo e no espaço. A atividade fica reduzida.

Formação Reticular - Sentinela do cérebro. Essa estrutura recebe os estímulos que chegam e nos põem em alerta. Os estados alterados de consciência o amortizam.

Isso é o que o neurologista Andrew Newberg, da Universidade da Pensilvânia, descobriu quando decidiu olhar para os rastros da espiritualidade no cérebro. Usando imageamento cerebral, ele pôde ver de perto o que acontece quando alguém medita ou reza.
Medindo o fluxo da corrente sanguínea dos voluntários, avaliou que áreas eram responsáveis pela sensação de transcendência. Quanto mais fundo as pessoas vão na prática, mais ativos ficam o lobo frontal e o sistema límbico. O primeiro é onde se localiza nossa capacidade de concentração e atenção; o segundo é onde sentimentos poderosos, inclusive o êxtase religioso, são processados.
Ao mesmo tempo, a região que controla nossas noções de tempo e espaço fica entorpecida. A combinação desses efeitos é uma experiência espiritual riquíssima. "Deus não é resultado de um processo de raciocínio", diz o neurocientista. "Ele foi descoberto misticamente, pelo próprio maquinário cerebral. O homem não inventou Deus, o experimentou¨.
O meu deu: ¨Prático-empiricista, sem experiência transcendental¨.
 


eXTReMe Tracker