Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, maio 12, 2005

Robôs que se reproduzem


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York, criou um robô que consegue criar cópias dele mesmo a partir de peças sobressalentes. O invento foi descrito na revista científica Nature. No artigo, os cientistas afirmam que o experimento prova que a capacidade de reprodução não está mais limitada à biologia.

O projeto de longo prazo do grupo é criar robôs a partir de centenas ou milhares de módulos básicos idênticos. Isso possibilitaria que eles próprios pudessem se consertar, no caso de defeitos, se reconfigurar para desempenhar melhor funções específicas ou mesmo construir ajudantes. Até o momento, os robôs criados consistem em apenas 3 ou 4 pequenos cubos. Os cubos podem se virar e movimentar de forma a prender outras peças e então decidir como agrupá-las com outras para construir novos robôs.

Um robô de três cubos leva menos de um minuto para criar uma cópia de si mesmo. O aparelho reproduzido também tem a mesma capacidade.

Pra quê? Segundo os cientistas os robôzinhos reprodutores poderiam ser usados em missões espaciais, na exploração de minas ou no trabalho de instalações nucleares.


Não sei por quê mas essa notícia me deu arrepios...
 


eXTReMe Tracker