Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, novembro 24, 2005

Fox 10 x Chávez 0

Na edição desta semana da Revista Veja li uma reportagem muito interessante comparando os governos venezuelano e mexicano. Leia bem:

¨(...)Desde meados da década de 80, o México firmou acordos comerciais com 28 países. O que lhe trouxe mais benefícios foi a adesão ao Nafta, a área de livre-comércio que também inclui os Estados Unidos e o Canadá. Depois que esse acordo entrou em vigor as exportações mexicanas triplicaram e a economia se diversificou. Há 20 anos, o petróleo representava 80% das vendas externas do México. Hoje, 84% das exportações são de produtos manufaturados.

Na Venezuela, nos últimos 7 anos, desde que Chávez assumiu o poder, os investimentos estrangeiros caíram à metade no país. No México, no mesmo período, eles aumentaram 35%. O crescimento da economia venezuelana só se sustenta graças à valorização do preço do petróleo, que representa 75% das exportações. Apesar dessa riqueza abundante, que jorra do subsolo sem exigir esforço ou estratégia, desde que Chávez assumiu, o número de venezuelanos abaixo da linha de pobreza aumentou 25%. O desemprego subiu 5 pontos porcentuais, a dívida pública quase dobrou, a inflação pulou de 11% para 17% ao ano e metade das indústrias fechou as portas. Os Estados Unidos são, paradoxalmente, os principais compradores de produtos venezuelanos, sobretudo petróleo. No plano da economia doméstica, a falta de respeito aos contratos e a política de expropriação de terras afugentam empresários estrangeiros da Venezuela. Neste mês, o governo obrigou todas as empresas multinacionais que exploram petróleo no país a revisar seus acordos de concessão e a aceitar um aumento das taxas a ser pagas¨.

Assim fica fácil gritar ALCA ALCA AL CARAJO...
 


eXTReMe Tracker