Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, fevereiro 07, 2006

A Conspiração

Na boa, os astros estão me zoando. Senão, como explicar que há menos de 5 minutos meu marido todo contente me disse ¨ a conexão da internet nunca esteve melhor¨. Daí eu abandonei a leitura de ¨Geração X¨ do Douglas Coupland somente para constatar, mais uma vez, que é só eu sentar o cú na frente do computador pra descobrir que estou sem nenhum tipo de conexão! Sem contar que o monitor está todo embaçado (sim, minhas gracinhas, eu já tentei limpá-lo...) e vai, ah eu sei que vai, queimar nas minhas mãos...
Enquanto escrevo isso offline (é claro), aproveito pra contar aos curiosos que me perguntaram por e-mail quais os livros eu li desde o meu abandono forçado de blog. E esperemos que algum dia a Força me acompanhe e me permita postar toda essa ladainha. Ah, os livros:
  • La Presa de Kenzaburo Oé (já tinha lido numa coletânea de contos do Oé em português, comprei em espanhol porque não percebi que era o mesmo conto em forma enganosa de livro, como o conto é ótimo não me importei e li de novo)
  • Os endereços curiosos de São Paulo de Marcelo Duarte (do jeito que SP cresce capaz que os tais endereços já nem existam mais...)
  • Once de Patricia Highsmith (contos sensacionais, por culpa desse livro comecei a me interessar pelos outros livros da autora, vocês verão na sequência...)
  • Un viaje olvidado de Silvina Ocampo (bom e barato)
  • Todas las familias son psicoticas de Douglas Coupland (rachei de rir)
  • A Revolução de Gutenberg de John Man (a mamãe que mandou, achei muito interessante)
  • O mundo não é chato de Caetano Veloso (a mamãe que mandou, contei nos dedos de uma mão os textos que eu não achei pra lá de pedantes)
  • Un árbol de la noche de Truman Capote (comprei por menos de 2 reais mas agora que vai sair o filme sobre a vida do escritor dava até pra vender por ... menos de 2 reais)
  • Las puertas del Edén de Ethan Coen (eu achei que seria cabuloso comos os filmes do autor mas foram poucos os contos que eu achei realmente bons, ainda bem que custou menos de 5 reais)
  • La jugadora de go de Shan Sa (pensei que seria melhor mas foi meu melhor amigo nos dias frios em Mar del Plata)
  • El hechizo de Elsie de Patricia Highsmith (quis ler em La Plata mas com os vaivéns familiares só consegui lê-lo estando de volta em San Juan)
  • Geisha Secrets - A Pillow book for lovers (esse eu quase chorei quando achei em oferta em Buenos Aires, uma edição linda mas no final das contas não fiquei sabendo de nada que já não tivesse lido em outros livros, mas valeu pelas ilustrações)
  • Un reloj hace tic-tac en Navidad/ Sustancia de locura de Patricia Highsmith (2 contos, o primeiro é bom, o segundo eu nem me lembro do que se trata...)
  • Shiki Nagaoka: una nariz de ficción de Mario Bellatin (comprei super barato em Buenos Aires atraída por ser algo sobre um ¨japa¨ - surpreendente!)
  • Once tipos de soledad de Richard Yates (comprei em oferta em San Juan em janeiro, me sentia meio bichinho e não me ajudou muito ler esse livro melancólico)
  • El matrimonio amateur de Anne Tyler (esse eu paguei caro atraída por uma crítica boa num suplemento literário, não me arrependi e torço pra achar os outros livros dessa autora que, segundo a orelha do livro, é a ¨autora favorita de Nick Hornby¨)
  • Madame Bovary de Gustave Flaubert (esse eu queria ler faz tempo, nunca pensei que eu ia torcer pra Emma se suicidar logo de uma vez)
  • Marqués de Sade de Francine Du Plessix Gray (biografia sensacional, acabei achando que a vida do Marquês de Sade foi mais interessante do que os livros escritos por ele)
  • El Señor de las Moscas de William Golding (achei que seria um livro foda mas não passou nem perto disso)
  • Shangai Baby de Wei Hui (achei que ia ter mais putaria já que na China queimaram milhões de exemplares por ser considerado indecente... mas eu gostei bastante e agora que saiu a parte 2, custa 45 pesos, vou esperar a edição pocket)
  • Patti Smith de Victor Bockris (comprei essa biografia muito boa sobre uma vida muito estranha numa mesa de oferta em Miramar - pros lados de Mar del Plata - custou menos de 5 reais mas se eu soubesse que seria assim tão boa teria até pago mais!)
  • Ise Monogatari (clássico japonês que eu queria ler há anos... viva a Biblioteca Jorge Luis Borges!)
  • O Assassino Cego de Margaret Atwood (mais uma da mamãe, 500 páginas mas li como se tivesse 200)
  • Viajes de un chef de Anthony Bourdain (sarcástico, engraçado e muito bem escrito. Meu capítulo favorito é aquele onde ele narra suas primeiras impressões do Vietnam)
 


eXTReMe Tracker