Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Trepar, santo remédio?


A redução dos níveis dos hormônios sexuais nas pessoas mais velhas pode levar à produção de uma proteína que desencadeia o Mal de Alzheimer, declarou nesta segunda-feira um pesquisador australiano.

Ralph Martins, professor especialista em Alzheimer e envelhecimento da Edith Cowan University, disse que as pesquisas têm mostrado que homens com níveis de testosterona baixos têm índices maiores da proteína beta amilóide, ligada ao Alzheimer.
A proteína beta amilóide é uma sustância tóxica que pode matar neurônios importantes para a aprendizagem e a memória, e acredita-se que é desencadeadora da doença em questão.

As pesquisas realizadas nos últimos 10 anos sugerem que níveis mais baixos de estrógenos na menopausa da mulher também elevam os níveis da proteína tóxica beta amilóide, mas com menos resultados do que no caso dos homens.


Pra quem não sabe a doença de Alzheimer causa perda de memória
assim como um declínio das funções cerebrais e da personalidade. Embora os medicamentos possam melhorar temporariamente a memória, chega uma hora em que nenhum tratamento pode frear o processo degenerativo.

PS: Vovô teve isso...

 


eXTReMe Tracker