Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Doidera climática


Li no site da BBC que as temperaturas na Terra podem subir até 11ºC, quase o dobro do que se previa, segundo uma das projeções mais abrangentes já realizadas sobre o clima.
O estudo, que foi publicado na revista científica Nature, usou computadores pessoais de todo o mundo para produzir dados: o projeto pedia que usuários comuns de PCs baixassem um software que funciona quando o computador não está sendo usado. Mais de 95 mil pessoas se registraram, em mais de 150 países. Somados, esses computadores rodaram mais de 60 mil simulações do clima no futuro. O menor aumento de temperatura que o estudo prevê é de 2ºC, podendo chegar a 11ºC.

A Força-Tarefa Internacional para Mudanças Climáticas, anunciou que uma concentração atmosférica de gás carbônico de mais de 400 ppm (partes por milhão) seria "perigosa". Atualmente, esse índice está em torno dos 378 ppm, subindo cerca de 2 ppm por ano.

Que o tempo está louco eu não tenho a menor dúvida. Aqui em San Juan neste janeiro já choveu mais do que nos últimos 4 anos somados. Estamos no verão e a temperatura atual é de 10ºC!

 


eXTReMe Tracker