Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, março 09, 2005

O futuro da internet


Ken Olson, fundador da Digital Equipment Corporation, destacou em 1977, que não existia nenhum motivo para que alguém quisesse ter um computador em casa. E Harry M. Warner, co-fundador de Warner Brothers, ficou famoso por ter perguntado, quase no final da era do cinema mudo, quem poderia gostar de ouvir as vozes dos atores.

Agora chegou a vez de fazer previsões para a internet. A consultora Pew Internet & American Life Project realizou uma pesquisa de 24 preguntas sobre o futuro da internet, com numerosos tecnólogos, acadêmicos e líderes da indústria.

Uma das conclusões da maioria dos participantes (60%) é que a infraestrutura da internet podería ser alvo de "ao menos um ataque devastador" nos próximos 10 anos.

Em termos gerais, se espera o óbvio: que a internet seja a condutora das mudanças mais importantes na indústria da mídia e nas editoras, mais do que em outros setores da sociedade. Sobre os conflitos relacionados à propiedade intelectual, 50% dos participantes disseram que acreditavam que, apesar de todos os processos feitos pela indústria discográfica e do cinema contra a pirataria on line, no futuro a maioria dos usuários continuará trocando livremente música e filmes.
 


eXTReMe Tracker