Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, fevereiro 28, 2006

1º Prêmio da Ignorãça e Despreparo


Não tem pra ninguém. O vencedor é David Choquehuanca, ministro das Relações Exteriores do governo aimará de Evo Morales.
Tomei conhecimento da existência deste homem assistindo o programa de Andrés Oppenheimer na tv. Como o cara solta várias palavrinhas na sua língua mãe no meio das respostas, achei que eu não tinha entendido bem, mas a idéia dele é que os bolivianos possam viver 200 anos, como seus antepassados. Heim? Andrés Oppenheimer pensou a mesma coisa que eu : ¨200 anos? seus antepassados viviam 200 anos do calendário atual?¨ (o calendário maia é diferente, podia existir um calendário aimará, né?). Choquehuanca respondeu ¨sim, sim, 200 anos, 200 anos ou mais!!!¨. Ó, foi aí que eu vi que mamãe-Oppenheimer merece os parabéns de todos nós porque seu filho não teve um ataque histérico de riso na cara do infeliz!
Se continuar neste ritmo, ano que vem ele ganha o Prêmio de novo! Hoje li na internet que a nova proposta de David Choquehuanca é substituir o copo de leite que as escolas bolivianas oferecem no café da manhã pros alunos por folha de coca, alegando que a coca possui ¨mais cálcio que o leite¨ e ¨mais fósforo do que o peixe¨.
Além disso ele também confirmou que o governo de Evo Morales iniciará proximamente uma campanha à escala nacional e internacional para promover as propriedades e virtudes da coca. Ele pediu compreensão à comunidade internacional para despenalizar a coca. (Depois a gente lê que os agricultores paraguaios preferem plantar maconha em vez de algodão porque a maconha dá 3 vezes mais dinheiro, tem 3 safras anuais - o algodão só rende 1 safra - o trabalho é mais leve,etc).
Choquehuanca disse que em 1992, 500 anos após a conquista, decidiu parar de ler para buscar o conhecimento nas rugas dos anciãos aimarás e anunciou que os funcionários do serviço diplomático deverão aprender um idioma nativo. Heim? Os diplomatas quando se reunem falam aimará e quechua?
Alguém aí sabe que roupa os aimarás usavam antes da chegada dos brancos? Meu medo é ver Choquehuanca de tapa-rabo lançando pérolas na tv!
Agora eu entendo porque na Argentina a gente tropeça nos bolivianos...
 


eXTReMe Tracker