Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Quem tem carro é rico, e quem é rico é doutor...


Nêgo se mata de estudar pra ser médico aí vem o COFEN e declara que enfermeiro é doutor. Vejam só:

¨Resolução COFEN-256/2001 Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros

O Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso de suas competências e atribuições legais; CONSIDERANDO que o uso do título de Doutor, tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente/cliente; CONSIDERANDO que o título de Doutor, tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior; CONSIDERANDO que a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de Doutor; CONSIDERANDO que a não utilização do título de Doutor, leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior; CONSIDERANDO que deve ser mantida a isonomia entre os profissionais da equipe de saúde, e que o título de Doutor é um complemento, ou seja, um "plus", quanto a afirmação de um legítimo direito conquistado à nível de aprofundamento de uma prática terapêutica, com fundamentação científica; Resolve: Art. 1º- Autorizar aos Enfermeiros, contemplados pelo art. 6º, incisos I, II, III, IV, da Lei 7.498/86, o uso do título de Doutor. Art. 2º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário. Rio de Janeiro, 12 de julho de 2001¨.
Que eu saiba o título de doutor jamais foi genérico para portadores de diploma de curso superior - só os médicos e os advogados costumam usá-lo fora do sistema acadêmico de títulos (doutor é quem fez doutorado).

12 Comments:

  • At quarta-feira, novembro 22, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Sou acadêmica de Enfermagem e não vejo problema algum o enfermeiro ter título de doutor visto que um médico, um advogado ou um engenheiro por exemplo pode ser assim intitulado!!

     
  • At quinta-feira, novembro 23, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Tá ok, mas um enfermeiro não tem nem de perto os mesmos conhecimentos que um médico e chamar um enfermeiro de ¨doutor¨pode sem dúvida confundir os pacientes...

     
  • At domingo, agosto 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    A ética e algo que o ser humano desenvolve no trascorrer de sua vida, a moral é conhecida e aprendida com os espelhos da vida.
    Penso que ser "Doutor" não é uma denominação para esse ou aquele...todos que amam a profissão são competentes para exerce-la ciêntificamente.
    A Bioética nos mostra respeito, por tudo e por todos.
    Pacientes, médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, advogados, ...todos ...são mestres...doutores...ciêntistas...se amam o que fazem e se tratam o ser humano com dignidade.
    A Equipe Multidisciplinar é a sobrevivência da sabedoria.

     
  • At domingo, agosto 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Não falei de falta de amor, respeito ou dedicação ao trabalho, isso muitas pessoas que trabalham na área da medicina o tem.

    Agora o cara vai se rala de estudar pra entrar no vestibular, se rala na faculdade, faz especialização e vai querer me dizer quer é a mesma coisa ser enfermeiro que médico? Isso é que nem comparar um pedreiro com um engenheiro civil!(sem desmerecer nenhuma profissão)

     
  • At terça-feira, fevereiro 17, 2009, Blogger Paty said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At terça-feira, fevereiro 17, 2009, Blogger Paty said…

    Ignorância tem limite. Pelo que entendi, as outras profissões são inferiores e que vc ainda é do tempo que somente médico tinha valor e deveria ser respeitado. Estudamos muito e temos competência para muita coisa. Sua comparação foi extremamente infeliz. Pense melhor e reflita um pouco mais sobre sua ignorância.

     
  • At terça-feira, fevereiro 17, 2009, Blogger Fefis said…

    Respeito a profissao. Minha mae é enfemeira. Mas dizer que enfermeiro=medico, poupe-me. É que nem dizer pro um engenheiro que pedreiro é colega!

     
  • At domingo, maio 17, 2009, Anonymous Juliana Mendes said…

    Santa ignorancia heim!
    Então você acha injusto um enfermeiro ser chamado de doutor?Acha que o médico é mais digno do título?Oq seriam os médicos sem a Enfermagem?Uma das coisas que diferenciam a Enfermagem da Medicina é sua história por ser exercida basicamente por mulheres e nem preciso dizer o quanto há machismo no mundo, e tudo que é históricamente prejudicado sofre suas consequencias,principalmente esse preconceito e prejuízo barato!A falta de conhecimento sobre a profissão enfermagem é notória e lamentável!Sou graduanda do último período de enfermagem, estumos 6 anos, temos estágio,mestrado e doutorado, no vestibular é menos complicado de se passar do que a medicina pelo candidato vaga e não pq é mais difícil, pois a prova tanto eliminatória quanto a específica é a mesma!Estudar? estudamos, não direi que é a maioria, mas uma infelizmente minoria é mto mais profissional do que muitos médicos.A classe da saúde tem que ser unida e enquanto houver pessoas que pensam como vc a saúde vai por água abaixo.Enfermeiro não é médico e vice-versa, cada um tem seu papel perante a saúde e um está interligado ao outro, sem melhores e nem piores.Antes de falarem da enfermagem procurem saber o q é de fato a Enfermagem, tenham basamento por favor!Não somos técnicos e nem auxiliares, somos Enfermeiro graduados e sinto mto se isso os encomodam,mas sim somos Doutores!

     
  • At domingo, maio 17, 2009, Blogger Fefis said…

    Ó Céus! Já comentei que nao é falta de respeito, minha mae é enfermeira!!!, mas se vc se considera doutora tudo bem, mas voce quando se formar vai ter título de enfermagem e nao de médica...

     
  • At segunda-feira, maio 18, 2009, Anonymous Juliana Mendes said…

    E quem disse que enfermeiro quer ser médico?
    Serei enfermeira com mto orgulho, sei exatamente o que serei, mas doutor minha querida não significa médico, deixe de ser alienada!Aliás a única profissão que tem titulado doutor por excelencia é o Direito!então doutor por doutor médico tbm não é!Seria doutor com o doutorado!

     
  • At segunda-feira, maio 18, 2009, Blogger Fefis said…

    Agora sim, Juliana! Estamos totalmente de acordo. doutor é quem tem doutorado...obrigada pela visita.

     
  • At quarta-feira, junho 10, 2009, Anonymous Anônimo said…

    O que sua mae acha de vc pensar que enfermeiro nao pode usar titulo de doutor? Ela tem graduação?
    Espero que vc JAMAIS use o titulo de doutor com seus pacientes.. pois se nao sabe isso os distancia de nós...
    SOu medica e vejo com a maior tristeza academicos como vc, que querem ser DOUTORES e nao médicos...
    Como já dizia PAT ADAMS... as enfermeiras é que cuidam dia a dia dos pacientes.. alguma vez já pensou nisto?

     

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker