Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, março 06, 2006

Oscar de censura

O Governo chinês proibiu a televisão estatal de informar sobre o Oscar de melhor diretor concedido ao taiuanês Ang Lee pelo filme O Segredo de Brokeback Mountain. "Não se pode falar do filme, é uma proibição enviada há mais de um mês e que hoje reiteraram por causa do Oscar", declarou um jornalista da Televisão Central da China (CCTV), que pediu para não ser identificado.

A diretora do canal justificou a proibição com o argumento de que "a sociedade chinesa não está preparada para lidar com esse tema", referindo-se ao homossexualismo dos dois protagonistas, segundo a fonte.

Embora o site em mandarim da CCTV tenha em sua manchete o Oscar de Lee, nenhum de seus canais, assim como a agência oficial Xinhua, deram a notícia, exceto o canal CCTV-6, que transmitiu a cerimônia ao vivo, embora não tenha transmitido nenhuma imagem do filme de Lee.

Trata-se da segunda vez em dois meses que Pequim proíbe uma superprodução por seu conteúdo, já que em dezembro vetou a exibição de Memórias de uma Gueixa, protagonizada pelas duas principais atrizes chinesas, por interpretar duas gueixas japonesas (eterno país rival), consideradas na China como prostitutas.

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker