Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, julho 10, 2006

Sábado passado tive um ataque de alegria em plena locadora: encontrei ¨2046¨ de Wong Kar Wai , filme que estava louca pra ver. Fazia tempo que eu não tinha um momento ¨HEIM?¨ no final de um filme e “2046” conseguiu isso.

O que eu entendi da história: Um comboio parte de vez em quando para 2046, onde as pessoas podem encontrar as suas memórias perdidas. No entanto, pouco se sabe sobre o que se passa em 2046, pois ninguém nunca regressou de lá, exceto o escritor protagonista. Estamos em 1966, e o escritor Chow Mo Wan está em Singapura com uma misteriosa mulher a quem chamam Black Spider, mas as cartas ditam que ela não regresse com ele a Hong Kong.
Black Spider é para Chow a memória viva da sua Su Li-Zhen do passado que ele procura. Ao regressar na véspera de Natal, encontra uma mulher que conhecera em Singapura, a dançarina Mimi, agora Lulu e que não se lembra dele. Lulu esquece todas as suas memórias de todos os homens da sua vida, incluindo Chow, de forma a poder esquecer igualmente o grande amor da sua vida que perdera tragicamente. Mimi está hospedada num pequeno hotel Oriental, no quarto 2046. Quando Chow a volta a procurar Mimi descobre que ela foi assassinada por um namorado ciumento. Na impossibilidade de se instalar no número pretendido instala-se no quarto ao lado e inicia-se como free-lancer. Mas pouco tempo depois chega ao hotel uma bela prostituta que se instala no quarto 2046. Ela desperta a paixão dos homens e o interesse de Chow, que embora renitente no início, acaba por se apaixonar pelo escritor, que a repele então por causa dos seus sentimentos. Ao mesmo tempo Chow acompanha e tenta ajudar a relação proibida da filha mais velha do dono do hotel com um japonês. E assim na sua imaginação surge uma história, a do comboio incerto que parte para 2046, e no qual embarcam as pessoas que procuram memórias perdidas, e onde ele (agora um japonês), embarca em busca do amor de Jing Wen Wang (versão 2046) que não lhe responde aos seus pedidos para que regresse com ele. Chow resolve regressar, pois ele próprio deixara fugir as memórias que realmente pretendia encontrar.

Bom, ¨2046¨ levou 4 anos pra ficar pronto e eu terei sorte se acabar de entender toda a história no ano que dá título ao filme... Confesso com vergonha que pra mim, fora a Gong Li, todas as outras atrizes eram iguais, coisa que prejudicou muito a compreensão total do filme.
 


eXTReMe Tracker