Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, novembro 02, 2006

"Se derraman más lágrimas por plegarias atendidas que por las no atendidas"
(Santa Teresa)

Li ¨Plegarias Atendidas¨ do Truman Capote. Livro que segundo o autor deveria ser uma variante do romance ¨real¨. Pra isso ele passou anos revisando e reescrevendo suas cartas e de outras pessoas, seus diários e cadernos de notas dos anos 1943 a 1965.

O livro, começou a ser escrito antes da publicação de ¨A Sangue Frio¨, em 1966 e a data de entrega, que seria janeiro de 1968 foi mudada várias vezes e finalmente apareceu inacabada numa edição póstuma em 1987.

Capote publicou 4 capítulos na revista Esquire: "Mojave" (que depois foi parar em ¨Música para camaleões¨), ¨A Côte Basque¨, que foi um escândalo porque a maioria dos amigos de Capote se distanciaram do escritor, indignados com as histórias narradas sobre eles mesmos quase sem disfarce ou piedade. Depois foi publicado "Monstros Perfeitos" e "Kate McCloud". Dizem que Capote ficou passado com a reação dos amigos e que por isso parou de trabalhar no livro.

P.B. Jones, o narrador protagonista do romance, é um escritor "maldito" que tem um livro publicado sem o menor sucesso (chamado justamente ¨Plegarias Atendidas¨), e que não perde a oportunidade de falar de si. Bissexual, garoto de programa, ele conta como conseguiu escapar de um orfanato aos 13 anos e de como aprendeu o ofício de massajista e suas relações com o jet set sem deixar de comentar com malícia a vida sexual dos outros.

Capote sarcástico como nunca...
 


eXTReMe Tracker