Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Herdarás a Terra

Posted by Hello


Desde que veio o jardineiro tenho observado mais o meu quintal. Ontem escrevi pouco no blog mas foi porque, depois de observar as formigas, não pude me concentrar em outra coisa.Vamos lá.

À primeira vista não existe nada mais intranscendente do que uma formiga. Mas dizem que é uma das espécies mais importantes do planeta cuja função no ecossistema é insubstituível. Suas excavações e movimentos as convertem nas principais oxigenadoras da Terra (com maiúscula mesmo). A sua relação de dependência com as plantas contribui à polinização e disseminação dos grãos. Seus antepassados foram os primeiros que conseguiram voar.
Segundo o biólogo Edward O. Wilson, o peso total real de todas as formigas vivas (biomassa), representa 33% da biomassa total de todos os animais sobre o planeta!
No artigo ¨Insetos: por que conquistarão o mundo¨ o entomólogo Pierre Jaisson escreveu: ¨A modelização do comportamento coletivo das formigas inspirou, por exemplo, a definição de algoritmos de envios para otimizar o transporte dos dados de uma rede de telecomunicações (eu não entendi isso direito mas soa foda de importante!)¨.
O comportamento das formigas é eusocial, o que significa que duas ou mais gerações adultas vivem cuidando das mais jovens, dividindo-se em castas reprodutoras e não-reprodutoras (o rei e a rainha de um lado e as formigas plebéias do outro).

Enfim,o sucesso desse inseto se deve à sua conduta social. Fora isso as formigas são limpas e arrumadas. Por mais que eu tenha mandado o jardineiro envenenar todos os insetos no meu quintal possivelmente quando já não sobrar na Terra nenhum ser humano pra contar estorinhas, as formigas estarão bem vivas (idem as baratas mas isso já dá outro post).

Post relacionado: A Formiguinha e a Neve.
 


eXTReMe Tracker