Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, abril 21, 2005

Saiba se o seu chefe é um psicopata


Cientistas da Universidade de Surrey afirmam que os líderes são diferentes do resto dos mortais. O estudo realizado demonstra que pelo menos 3 de 11 transtornos de personalidade são comuns em managers e em criminosos perturbados.

1) O primeiro transtorno comum é o histrionismo, que gera um charme superficial, egocentrismo e capacidade de manipulação.

2) Alta incidência de narcisismo: grandiosidade, falta de empatía com outras pessoas, capacidade de explorar os outros e independência.

3) Nos managers encontraram um transtorno ainda mais compulsivo, que inclui querer ser perfeito, a devoção excessiva pelo trabalho, rigidez, ser cabeça dura e ter tendências ditatoriais.

A principal diferença entre os managers bem sucedidos e os que não o são é que quando ambos enfrentaram obstáculos na sua carreira, o grupo dos ¨fracassados¨ apresentou uma tendência menor à agressão física, gestos suicidas e inestabilidade emocional. Ou seja que os bem sucedidos são os que podem terminar internados num hospital psiquiátrico.

A habilidade mental não é necessariamente uma qualidade que conduz ao sucesso. Ela deve estar combinada com habilidades sociais excepcionais, camaleonismo e maquiavelismo, que são características comuns nas pessoas que sofrem de transtornos de personalidade. Ou seja, quanto mais longe chega uma pessoa, mais transtornos ela apresenta.

As motivações profundas para alcançar o sucesso tambêm foram analizadas: 1/3 dos bem sucedidos perdeu um de seus pais antes de completar 14 anos. A maioria dos transtornos de personalidade são causados por maltrato na infância. Ou seja que quanto mais bem sucedido, mais infeliz foi na infância.

Conclusão: o lance é ser loser...
 


eXTReMe Tracker