Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, julho 10, 2006

No começo dos anos 50, uma paranóia anti-comunista surgiu por causa do senador Joseph McCarthy, que inaugurou uma verdadeira perseguição taxando de comunista e prejudicando todos aqueles que não concordavam com seus atos administrativos. Porém, o repórter Edward R. Murrow e seus companheiros de CBS decidem travar uma verdadeira batalha contra o político, gerando muita discussão em torno do tema. É esse o tema do filme dirigido por George Clooney ¨Boa Noite e Boa Sorte¨.

O elenco conta, além do próprio Clooney, com excelentes atores, como Robert Downey Jr., Frank Langella e Jeff Daniels. Para McCarthy, Clooney utilizou algumas imagens de arquivo, que na exibição teste levaram algumas pessoas a acusar que "o ator que interpretou o senador estava exagerado". Mas quem dá show mesmo é David Strathaim (na foto), o ator que faz o papel de Murrow.

Aproveitando de maneira extremamente eficiente a combinação estética escolhida e a época retratada, eu me lembrei de ¨Citizen Kane¨ de Orson Welles: as falas dos atores e até mesmo alguns planos (com destaque para aqueles onde, para evitar o corte, ele utiliza o repórter sendo filmado e a imagem da televisão ao fundo, com troca apenas de foco). Tecnicamente perfeito e a fotografia é excelente. No mais, podia ser um documentário e falta emoção...
 


eXTReMe Tracker