Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Acabo de ler ¨Underground¨ de Haruki Murakami. O livro trata sobre o pior ataque terrorista na história do Japão que ocorreu em 1995, quando membros da seita Aum Shinrikyo ( algo assim como ¨A Verdade Suprema¨) liberaram um gás mortal no metrô de Tóquio durante a hora de maior movimento pela manhã, expondo cerca de 5.000 pessoas ao seus vapores mortíferos.

O gás sarin foi desenvolvido pelos nazistas nos anos 30, e é 20 vezes mais mortífero que o gás cianeto. A exposição prolongada pode levar a ataque, paralisia, coma, infarto e insuficiência respiratória. Como não tem gosto, cor nem cheiro, as pessoas só começaram a perceber que havia algo errado ao manifestar os sintomas, que incluem dificuldade para respirar, tremores e dificuldade de visão.

Os hospitais não estavam preparados para uma emergência dessa dimensão, e tinham pouca informação para atender adequadamente os pacientes, depois da causa ter sido identificada. Alguns passageiros arriscaram suas vidas ajudando as vítimas, e 135 membros das equipes médicas ficaram doentes por não usar equipamento de proteção adequado e os procedimentos corretos de descontaminação.

O resultado foi a morte de 12 pessoas e mais de 3.000 ficaram feridas, muitas das quais ainda sofrem com os efeitos colaterais, que incluem danos cerebrais, problemas respiratórios e depressão.
¨Underground: the Tokyo gas attack and the japanese psyche¨, é uma reportagem em torno às consequências do ataque para o povo japonês. Na primeira parte do livro, Murakami entrevista vários sobreviventes do ataque e na segunda parte ele ouve ex-membros da seita.

A seita Aum Shinrikyo assumiu a autoria do ataque e os terroristas envolvidos foram sentenciados à morte ou à prisão perpétua. O livro é uma excelente crônica do terror, um horripilante relato da fragilidade do ser humano.

PS: O enforcamento de Saddam Hussein, por mais filho da puta que tenha sido, nos tempos atuais deixou muita gente chocada (inclusive eu). E lendo ¨Underground¨ eu fiquei sabendo que no Japão também existe pena de morte pela forca. Shoko Asahara, o líder da seita também será enforcado. Pelo jeito no Oriente é assim...
 


eXTReMe Tracker