Quase Nada Sobre Quase Tudo

sábado, julho 15, 2006


Ontem li ¨No quisiera estar en sus zapatos¨ de William Irish (cujo nome verdadeiro era Cornell Woolrich). Na edição que eu tenho (da coleção que saiu pelo jornal Clarín) o livro também traz o relato " Fue anoche".

A biografia de William Irish parece uma de suas histórias negras. Nasceu em 1903, em Nova York. Cursou jornalismo na Universidade Columbia, mas largou os estudos para seguir a carreira de escritor. Convidado pela First National Pictures para adaptar um de seus romances para o cinema, passou a trabalhar em Hollywood como roteirista. Em 1934 estreou na literatura policial, transformando-se num dos melhores escritores do gênero. Entre 1934 e 1946, publicou mais de 350 relatos em diferentes revistas: Black Mask, Ellery Queen Mistery Magazine, Dime Detective, Detective Fiction Weekly y Argosy, por exemplo). Também escreveu romances, como The Bride Wore Black (1940); Deadline at Dawn, Rendez-vous in Black (1948). Irish morava com a mamãe depois de um casamento que só durou algumas semanas. Depois da morte da mãe ele se fechou num quarto de hotel durante 11 anos e se dedicou ao trago, terminando seus dias doente de icterícia, alcoólatra e com uma perna amputada por causa de uma gangrena que o deixou em cadeira de rodas. Morreu em 1968 solitário e dono de uma fortuna avaliada em meio milhão de dólares.

¨Janela Indiscreta¨ foi levada ao cinema pelas mãos de Hitchcock. Outro fã de Irish foi Truffaut quem filmou ¨A noiva estava de preto¨. Mais de 60 relatos foram levados às telas (de cinema ou tv).
Achei o livro legal. William Irish é hábil reproduzindo a sensação de fatalidade e angústia.

1 Comments:

  • At segunda-feira, julho 17, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Olá,
    Tenho lido seu blog nos últimos dias e achei-o muito interessante.
    Também gosto muito de ler e assistir filmes.
    Você teria um e-mail para torcarmos algumas informações?
    O meu é deafeliz@yahoo.com.br.
    Um abraço.
    Andréa

     

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker