Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Há 2 anos comprei em Córdoba ¨Kiharu: Vida de una Geisha¨ autobiografia de Kiharu Nakamura, ex-gueixa de Shimbashi.
Ela foi muito famosa no seu tempo e recebia visita de personalidades do mundo todo (como Chaplin e Cocteau quem dedicou um poema à ela). Kiharu abandonou o trabalho como gueixa pra se casar com um diplomático com quem viveu uma temporada na Índia e quem terminou mostrando da pior forma possível seu lado cafajeste. Depois a guerra a manda de volta ao Japão sozinha, com um filho pequeno e ainda por cima tem que sustentar suas anciãs mãe e avó. Depois de comer o pão que o diabo amassou, Kiharu manda tudo à merda e vai morar nos Estados Unidos onde finalmente encontra o reconhecimento da sua arte e sua cultura.
Enfim, o descanso do livro foi bom, achei a leitura muito leve e gostosa. Pena que a narrativa termina em 1983 - li na internet que ela faleceu aos 90 anos em Nova York em janeiro de 2004.
Confesso que me chamaram a atenção as suas críticas ferinas à sociedade japonesa e sua quase ¨idolatria¨ pela cultura norte-americana. E mais uma vez aprendemos a lição: gueixa não é o mesmo que puta.
 


eXTReMe Tracker