Quase Nada Sobre Quase Tudo

quinta-feira, janeiro 18, 2007


Ontem à tarde estava lendo, horrorizada, um romance onde se narrava o processo de vendagem dos pés cuja prática era comum na antiga China. Os pés vendados eram chamados de pés de loto dourado por causa da semelhança entre o resultado da vendagem e a flor.
Pés assim deformados eram considerados a parte mais erótica do corpo da mulher. Mas para que os pés se transformassem em loto dourado eles deveriam medir somente 7cm e reunir as seguintes características: ser magros, pequenos, pontiagudos, arqueados, perfumados, suaves e simétricos.
Quem vendava os pés das meninas era a própria mãe que cortava as unhas dos pés antes de vendá-los. Geralmente, as meninas de entre 4 e 8 anos eram as melhores candidatas.O momento propício para a iniciação era revelado depois de uma consulta astrológica e no dia escolhido pastéis de arroz eram oferecidos aos deuses para que estes permitissem que os pés das suas filhas fossem tão suaves como os tais pastéis. Desde esse dia e por mais 6 meses –as vezes por vários anos!– a filha sentiría uma dor insuportável até que os ossos se quebrassem e o nervo morresse. Eu não vou descrever mais detalhes porque é tão terrível que eu tenho medo de perder meus leitores! Bom, continuando, com os pés vendados as meninas podiam caminhar, mas com passinhos minúsculos elas nunca podiam ir muito longe de casa, razão pela qual muitos consideram essa prática como sinônimo de opressão machista. Esta prática se manteve durante 1000 anos.

PS: 1 de cada 10 meninas, morria por causa dessa tortura chinesa (será que é daí que vem a origem do termo? tisk,tisk...)

6 Comments:

  • At sexta-feira, janeiro 19, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Vc Fer ia ter uns pés valiosos se nascesse naquela época.Tem
    pés pequenos ,parece criança.
    quem estuda balé sofre um tormento
    com a pressão do corpo as sapati-
    lhas duras ,os pés muitas vezes que
    bram,pra suportar a dor e poder
    dançar colocam um bife na ponta da sapatilha,caraca e eu que queria
    ser bailarina quando era criança,
    andava na ponta das alpargatas.
    Eram sapatilhas de lona contorna
    da com uma corda trançada,as minhas
    não passavam de uma semana,fato que
    enlouquecia minha mãe.

     
  • At sexta-feira, janeiro 19, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Mamis:

    Nao se engane!Meus pés não iam valer nada... e os joanetes?

    hahahaha!

     
  • At sexta-feira, janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Hoje estou me sentindo como estes pés chineses.Ao sair de casa coloquei os meus tenis e achei
    que iam me pisar então tive a infeliz idéia de colocar,uns tenis
    da Lili,saí muito bem,quando voltei
    meus não doiam ,LATEJAVAM cheguei
    quase rastejando,seu não estivesse com meu marido teria tirado os tenis e caminhado de meias na rua.
    Na rua que eu moro dobrei a parte do calcanhar e cheguei me arrastan
    do como uma morsa.Em casa nem com havaianas consigo caminhar,imagina que vida das chinesas,tem que morrer mesmo,hoje tive a experiên-
    cia de retroceder vários séculos.

     
  • At sexta-feira, janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Mamis
    Insisto que vc deveria ter um blog todinho seu!

     
  • At sexta-feira, janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Não é mais fácil escrever babozeiras no seu.

     
  • At sexta-feira, janeiro 26, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Puxa Fer espero que vc não esteja preocupada querendo que eu escreva
    um blog,depois que eu dei alguns resultados de exame de sangue bem
    detonados.Calma pretendo encher o
    saco da família por mais alguns anos.Hahahahaha Acho que consigo fa
    zer tratamento conservador.

     

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker