Quase Nada Sobre Quase Tudo

sábado, março 31, 2007

Acabei de ler ¨Hard Boiled Wonderland and the End of the World¨ do Haruki Murakami.

É muito difícil falar sobre esse livro que conta duas histórias em paralelo.

No começo meio complicado achei que meu inglês estava definitivamente capenga mas depois tudo se aclarou.

Na primeira história, Hard-boiled Wonderland, seguimos os passos de um homem de 35 anos que trabalha como Calcutec (ou seja capaz de processar informações e dividir as funções que deve realizar em seu cérebro) para o Sistema, é chamado para realizar um trabalho para um velho cientista chamado apenas de "Professor", ele conhece sua neta, que só se veste de cor de rosa e, partir desse encontro, ele descobre que sua mente está prestes a ser absorvida por um outro mundo, criado por seu subconsciente.

Simultaneamente, em The End of the World, ou o fim do mundo, um homem é privado da sua sombra para poder entrar na cidade onde trabalhará como leitor de sonhos.A cidade está cercada por uma muralha e não há violência, nem amor, nem desejos, todos tem uma existência pacífica e funções a desempenhar, neste lugar ninguém tem escapatória.

Enfim, parece que os dois mundo não podem coexistir por muito tempo e para que um deles seja preservado, talvez o outro deva deixar de existir.

A relação entre as duas histórias nem sempre é evidente, mas são-nos deixadas pistas. A história termina sendo coesa e completa até o final.

Gostei muito.
 


eXTReMe Tracker