Li no site da BBC que uma família nova-iorquina está realizando um experimento chamado ¨No Impact Man¨ cuja algumas regras incluem não usar durante 12 meses papel higiênico, televisão, elevador ou carro. A iniciativa partiu de Colin Beaven, 43 anos que escreve um blog onde ele relata o dia-a-dia da família. A sua esposa, Michelle Conlin, de 39 anos, a filha, Isabella, de 2 anos, e até o cachorro Frankie embarcaram juntos no experimento iniciado em novembro de 2006.
Na primeira etapa, a família tem que aprender a viver sem produzir lixo. São proibidos produtos descartáveis ou qualquer tipo de embrulho. No banheiro, nada de papel higiênico. Usa-se água.
Na segunda fase, eles precisam diminuir o impacto ambiental causado pelos alimentos escolhidos. É dada preferência à comida produzida localmente. Ficam de fora os produtos importados ou que tenham sido transportados de outras regiões do país.
E, por último, reduzir o consumo para o mínimo necessário e de forma sustentável.
Para evitar as emissões de dióxido de carbono, o casal fica longe de carros ou do metrô. Caminham ou usam um patinete.
No prédio onde moram, utilizam apenas a escada. Com mais exercício físico, o casal já perdeu peso.
Segundo o relato de Beaven em seu blog, o impacto não tem sido apenas no meio ambiente, mas, também, na relação familiar: "Sem TV, acabamos brincando mais com a Isabella, lendo mais, conversando mais e – hurray! – fazendo mais, bem, você sabe".
Ele reconhece um "pecado", no entanto, em 2009, serão lançados um livro e um documentário para a televisão... Será que eles vão doar o dinheiro pra alguma instituição relacionada com a proteção do meio-ambiente? Tisk tisk...
3 Comments:
At quarta-feira, março 28, 2007, Anônimo said…
Li na revista Veja de 06/set/2007
que a americanaJudith Levine passou um ano sem comprar nada absolutamente superfluo.É sadismo dizer pras pessoas pararem de comprar.O problema é o consumismo.
É um choque cultural viver sem poder dizer eu tenho ,eu compro,não
preciso de ninguem.Fiquei sem sorvete,cinema, restaurantes,quando
esquecia o guarda -chuva pedia emprestado.Descobri como é possivel deixar de comprar tenis de marca,brinquedo caro.Ela narrou
sua experiência no livro"Not buying it:My year without shopping
(Não me convencem.Um ano sem ir às compras)
At quarta-feira, março 28, 2007, Anônimo said…
Então essa mulher deveria trocar o lugar dela com um cubano pra ver o que é bom...queria só ver ela na fila do sabonete mensal!
At quarta-feira, março 28, 2007, Anônimo said…
ah, tudo isso de usar água ao inves de papel higienico, usar escadas e tal não é esforço nenhum... rs
esforço seria ela entrar na fila do sabonete, concordo rsrsrs
Postar um comentário
<< Home