Cientistas do University College de Londres sugerem que a publicidade subliminar, que emprega imagens ou mensagens para influenciar os consumidores, deixa um impacto no cérebro.
"Esta é a primeira vez que se demonstra que o cérebro pode prestar atenção a coisas das quais nós nem sequer tomamos consciência", disse em entrevista o Dr. Bahado Bahrami, chefe da equipe.
Os pesquisadores empregaram uma técnica de escaneamento chamada MRI para registrar a atividade cerebral de voluntários aos quais foram mostradas imagens e depois se pediu que desempenhassem tarefas. Os cientistas constaram que o cérebro responde a imagens tênues, embora o espectador não tenha consciência de ter visto as imagens. Bahrami disse que o estudo não revela se esse tipo de publicidade afeta ou não a decisão de uma pessoa de comprar um produto.
Os cientistas pediram a voluntários que usassem óculos com lentes filtradas para azul e vermelho e lhes apresentaram uma imagem tênue de objetos do cotidiano a um olho e uma imagem forte em lampejos contínuos para o outro. A imagem forte encobriu totalmente a imagem tênue. Também se pediu aos voluntários que realizassem tarefas mentais simples e mais difíceis ao mesmo tempo. Durante as tarefas mais fáceis, os cérebros dos voluntários captaram os estímulos subliminares, mas, nas tarefas mais difíceis, o MRI não registrou atividade cerebral, porque o cérebro bloqueou a entrada das imagens subliminares.
Surpresa mesmo seria terem descoberto que propaganda subliminar não funciona!
1 Comments:
At sexta-feira, março 09, 2007, Anônimo said…
Hum agora tenho certeza que tenho 2
cerebros ,um solto dentro da cacho
la ,que eu nem tenho idéia o que ele faz.Outro que tento dominar e
que algumas vezes entra em ação,con
segue fazer a conexão dos meus 2 únicos neurônios ativos.
Postar um comentário
<< Home