Acabei de ler uma notícia no site da BBC que me deixou horrorizada e me fez lembrar do filme ¨I, Robot¨, vejam só:
¨O documento Robo-rights: Utopian Dream or Rise of the Machines? (Direitos dos Robôs: Sonho Utópico ou a Ascensão das Máquinas?), publicado em dezembro, servirá de base para um debate público sobre inteligência artificial no Museu da Ciência de Londres, nesta semana.
O estudo do governo britânico dizia que no caso do desenvolvimento de inteligência artificial as máquinas deveriam ter direitos como seres humanos.
Os chamados robôs autônomos podem tomar decisões sem intervenção humana. Eles já vêm sendo usados para fins militares, e têm também o potencial de serem utilizados em diversas áreas, como a indústria do sexo, trabalhos domésticos e na polícia.
“Se receberem direitos completos, os países serão obrigados a oferecer benefícios sociais para eles, incluindo ajuda de custo, moradia e possivelmente atendimento de saúde para concertar as máquinas ao longo do tempo”, diz o estudo.
Para o professor Alan Winfield, da University of West England, “o problema mais urgente e sério é até que ponto a sociedade está preparada para confiar em robôs autônomos e ter confiança nas outras pessoas que cuidam desses robôs”.O potencial uso das máquinas autônomas para cuidar de idosos também pode ser problemático, de acordo com Winfield. Ele disse que prevê um futuro onde “é muito mais barato largar vários velhos em um grande hospital, onde máquinas tomam conta deles".
A fabricante Samsung, por exemplo, desenvolveu um vigia robótico para patrulhar a fronteira entre as Coréias do Norte e do Sul. O robô é equipado com duas câmeras e uma metralhadora. Se um robô autônomo mata alguém, de quem é a culpa?¨
Eu não sei vocês, mas eu não vou querer viver nesse mundo!
2 Comments:
At terça-feira, abril 24, 2007, Anônimo said…
Eu tb não quero viver neste ,minha
sorte que já falta pouco.Quando começei ler achei até que poderia
ser objeto de desejo ,mas tô fora.
Vi um documentário com uns macaqui
nhos treinados pra atender idosos
achei uma graça ,levam muito a sé-
rio.Este que eu acompanhei ele che
ga em casa já vai colocando o recepiente no microondas esquenta
a comida,coloca o guardanapo no pei
to do idoso ,serve e alimenta ,ago
ra já não lembros mais as peripéci
as,é muito simpatico ,não gostei da
velocidade ,são elétricos,pro meu
gosto são muito agitados dá aflição
At sexta-feira, abril 27, 2007, Anônimo said…
Fofíssima essa história dos macaquinhos mas dá pena que usem os bichos de escravos...
Postar um comentário
<< Home