Quase Nada Sobre Quase Tudo

sábado, abril 23, 2005

Joana d´Arc




Ontem comecei a ler mais um livro patrocinado pelos meus progenitores, ¨Joana d´Arc¨, de Mark Twain (que ele considerava seu mais importante trabalho e também o melhor). Para escrever Joana d'Arc, Twain passou 12 anos pesquisando a vida de Joana e mais vários meses, na França, estudando arquivos históricos.

O autor refaz a saga de Joana D'Arc através das memórias de um colaborador próximo - o Senhor Louis de Conte, uma espécie de pajem e secretário de Joana d'Arc. Com este artifício, Twain transita entre a história e a lenda, resgatando a vida da camponesa visionária, estrategista militar e vítima do jogo diplomático da Igreja e da monarquia francesa para explicar, na idade da ciência.

PS: Todo mundo sabe que Joana d´Arc morreu na fogueira depois de cumprir a ¨missão divina¨. Sinceramente, qualquer pessoa que ficasse dizendo pra quem quisesse ouvir que ¨Deus me mandou fazer isso e aquilo...¨ ia terminar sendo considerada, no mínimo, uma xarope daquelas. O caso é que as ¨visões¨ de Joana terminaram se cumprindo. Naquela época só podia terminar sendo considerada bruxa mesmo...
 


eXTReMe Tracker