Quase Nada Sobre Quase Tudo

segunda-feira, abril 25, 2005

O corpo fala


Pesquisas recentes mostram que o desejo de vingança pode ter um fundo fisiológico. Alguns cientistas se arriscam até a inferir que o instinto da vingança é fundamental para a existência de vida social e está na base do desenvolvimento de todas as sociedades.

Como funciona a vingança:

1 Quando uma pessoa se sente muito ofendida ou prejudicada, há um aumento de fluxo sanguíneo no estriado dorsal, região primitiva do cérebro responsável por necessidades básicas. Esse aumento de atividade indica uma sede de vingança, como quando se é agredido e é preciso se defender rapidamente.

2 Nessa hora, há descarga de adrenalina das glândulas supra-renais. O coração dispara, os sentidos ficam alertas, as pupilas dilatadas. A pessoa está pronta para a luta.

3 Antes que o ofendido pule na garganta do ofensor, o córtex pré-frontal (área responsável pelo julgamento do certo e do errado) entra em ação, trazendo a situação para o campo racional.

4 Emoção e razão se confrontam e sai um veredicto, que pode ir da agressão física ao perdão da falta, passando pelo tapa com luva de pelica. A batalha entre emoção e razão não tem duração definida. Envolve o estriado e o córtex pré-frontal. Pode levar minutos ou anos.

5 Enquanto não se vinga, o ofendido fantasia sobre como massacrar o ofensor, como fazê-lo pagar pelo desaforo. Isso alimenta a sede de vingança.

6 Quando finalmente se concretiza a vingança, a sensação é de vitória, prazer.

Para saber mais assista ¨KILL BILL¨ (vol. 1 e 2).
 


eXTReMe Tracker