Ontem fui no cinema gratuito (de algo que se chama IOPPS) que montaram ao ar livre ver ¨Tartarugas Podem Voar¨, uma co-produção entre Irã/Iraque.
O filme tem como cenário a fronteira entre o Irã e a Turquia (que poderia ter sido filmado em San Juan que nem se notaria a diferença na paisagem!), pouco antes do ataque americano contra o país, onde os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica, na intenção de ter notícias via satélite.
Todas as crianças vivem em função de Satellite, o menino esperto que monta as antenas além de arrumar sustento para os órfãos curdos fazendo-os recolher minas americanas que ele posteriormente vende a um comerciante local.
Nesse povoado também vive Agrin, uma garota sempre está pensando em suicídio e cujo irmão, Hyenkov, perdeu os braços desarmando uma mina. Sempre com uma criança nas costas, que parece ser mais um irmão, Agrin perambula pela vila, atraindo a atenção de Satellite, que tenta, sem sucesso, a aproximação.
As crianças do campo não têm família nenhuma. Seus pais ou parentes foram assassinados por Saddam Hussein, ou então suas vidas foram marcadas para sempre pela devastação provocada pelo Exército Republicano. Em outras palavras, já estavam no inferno antes da chegada das tropas norte-americanas.
Um filme comovente.
1 Comments:
At quarta-feira, janeiro 31, 2007, Anônimo said…
Só vendo esta foto destes meninos acima já dá uma dor no coração.
Fico doente!Vc vê estes regimes fechados pensam que conseguem ti
rar a curiosidade humana,mas o ser
humano é criativo.A China exigindo obediência e que a Intnet
não pode liberar isto ou aquilo,a China é a maior pirata de
filmes americanos,eles devem assis
tir até antes de serem lançados.
Hahahaha
Postar um comentário
<< Home