Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, fevereiro 06, 2007


Graças à uma bela gripe (ou virose?) desde o último sábado só tenho tido forças para ler (e comer, lamentavelmente).

O primeiro livro que li foi ¨Cuentos Completos de Katherine Mansfield¨. Inquietante, as coisas não são o que parecem, as situações são das mais triviais, algo aparece e faz desmoronar o mundo.Um trechinho pra ilustrar:

¨Pegou o passarinho nas mãos em concha e acariciou de leve sua cabeça. Era bem manso. Mas aconteceu uma coisa engraçada. Enquanto acariciava, ele começou a inchar, ruflou suas penas, foi ficando cada vez maior e seus olhos redondos pareciam sorrir astuciosamente para ela. Agora os braços dela mal conseguiam segurá-lo e ela o deixou cair no avental. Ele havia se transformado num bebê, com uma enorme cabeça careca e uma boca de pássaro, que abria e fechava¨.

Depois li ¨Una historia singular¨ (que em inglês chama-se, acreditem, ¨Emotionally Weird¨) de Kate Atkinson. Livro que comprei numa oferta em Buenos Aires e que valeu cada centavo dos 5 pesos gastos. Muito estranho mas também criativo, o livro explora como poucos a natureza absurda da linguagem e do significado das palavras, fazendo uma mágica viagem pelo mundo de duas mulheres, mãe e filha. Todas as histórias e personagens estão intrinsecamente interligados.

Effie e sua mãe, Nora, se refugiam na arruinada casa que pertenceu à várias gerações da família e começam a contar histórias uma para a outra. Nora, a princípio, nada revela sobre o que Effie quer realmente saber: quem foi seu pai. Effie, por sua vez, fala sobre sua vida na Universidade de Dundee, os excêntricos professores, as aulas sacais, os indiferentes colegas. Fala também sobre sua letárgica relação com Bob, um estudante que nunca comparece às aulas, raramente sai da cama e só demonstra ânimo para assistir Jornada nas Estrelas.
Numa narrativa não linear, as histórias de mãe e filha se alternam, sempre interrompidas pelos comentários de uma ou outra. Personagens e acontecimentos cotidianos vão se acumulando sob olhar crítico e descrições inteligentes, o livro surpreende ao revelar diversas outras narrativas, como a tentativa de Effie de escrever uma história policial e o pretensioso livro de um professor.
 


eXTReMe Tracker