Quase Nada Sobre Quase Tudo

terça-feira, setembro 25, 2007

O livro "Temperamento Forte e Bipolaridade", do Dr Diogo Lara, eu li aos pouquinhos mas pode ser muito útil pra quem não tem idéia do que é o Transtorno do Humor Bipolar (THB), e acho que pode ajudar muita gente a entender um pouco mais sobre a doença.


Os portadores de THB sofrem de uma enfermidade que alterna euforia com tristeza profunda. Mas há outras marcas da doença. Em geral, os pacientes falam demais, gastam muito dinheiro, tendem à prática de esporte radical, consideram-se melhores do que os outros e se sentem desvalorizados. Embora sua origem seja desconhecida, há indícios de que existam causas genéticas.


No livro, o Dr. Diogo busca novos conceitos para a bipolaridade e define os transtornos de humor como diagnósticos possíveis para os portadores da doença.


Ainda não há cura para o distúrbio, mas há tratamento para controlar a enfermidade – quando ela não é tratada, há um sério prejuízo da vida social, familiar e profissional. Os altos e baixos de humor e outras características que atrapalham o relacionamento do portador com outras pessoas são tratados com remédios anticonvulsivantes, antipsicóticos e para estabilizar o humor.


Muito claro, vale a pena.

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker