Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, maio 09, 2007

"El cine ha cambiado mucho desde la época en que F.W.Murnau hacía películas en Alemania y América. El mundo se ha transformado. Y aunque no se pueda decir que el cine ha transformado al mundo, seguramente ha contribuido a ello de un modo trascendental".
(Wim Wenders)

¨As Asas do Desejo¨ é , até hoje, um dos meus filmes favoritos e teve muito impacto no meu gosto pelo cinema. O mesmo não posso dizer de ¨Paris, Texas¨, filme que adorei na primeira vez que o assisti mas que comecei achar banal depois da primeira sessão. Também gostei muito de ¨Faraway, So Close!" e do último que vi ¨Don´t Come Knocking¨.

Por causa disso comprei o livro ¨El Acto de Ver¨ uma coletânea de entrevistas e artigos do Wim Wenders que foi traduzida do alemão ao espanhol em 2005 mas que eu só fiquei sabendo que era material antigo, na verdade bem antigo, os textos mais recentes da coletânea são de 1991 (façam as contas)!

No início dos anos 90, Wenders já vislumbrava a problemática do cinema europeu de baixo orçamento e parecia bem ansioso com o futuro do cinema no formato digital. O cineasta fala da enorme influência das viagens na sua profissão e conclui que o cinema é uma cultura urbana - para ele o cinema é testemunha do desenvolvimento urbanístico e social, e os filmes são documentos históricos do nosso tempo.

O livro vale pelas idéias do cienasta e reflexões com outros criadores (como Godard).

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

 


eXTReMe Tracker