Quase Nada Sobre Quase Tudo

quarta-feira, maio 02, 2007




Ontem assisti ¨ La Science des rêves¨ (ou ¨A Ciência do sono¨, em português) do genial diretor Michel Gondry.

É bem difícil de falar sobre o filme mas vá lá:

Gael Garcia Bernal é Stéphane, o protagonista, um mexicano filho de mãe francesa que volta pra França após a morte do seu pai (pra mim a melhor interpretação do ator até hoje!).

Stéphane sonha, sonha, sonha e sonha! E os sonhos se confundem com a vida real. Ele também é inventor de máquinas hilariantes e artista e até faz uns bicos num atelier que imprime calendários convencionais.

Um dia Stéphane conhece Stéphanie (a doce Charlotte Gainsbourg) por quem se apaixona e entre os dois, ocorre uma química estranha que alimenta o filme. Para conquistar Stephanie, Stéphane usa toda a imaginação de que só dispomos em sonhos: máquinas do tempo, cavalos de tecido que galopam de verdade, um canal de televisão que existe dentro da cabeça de Stephane e que transmite os seus sonhos e desejos.

Um dos momentos mais deliciosos de "A ciência do sono" é quando Stéphane e os colegas, vestidos de gatos, interpretam a música "If You Rescue Me", uma versão da música "After Hours" dos Velvet Underground, cuja letra feita expressamente para este filme fala de um gato abandonado.

Guy, o colega de Stéphane no atelier (protagonizado por Alain Chabat) é hilariante, outro grande destaque do filme.

O filme é um show de imagens lindas e é muito surreal também. Gondry consegue representar visualmente a confusão, o delírio e a magia de estar apaixonado, de querer viver a realidade mas não conseguir dominar a imaginação. Amei o filme!

Se você ainda não viu, VEJA! Tão recomendável quanto ¨Eternal Sunshine of the Spotless Mind¨...

3 Comments:

  • At quarta-feira, maio 02, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Alguem comentou que o cinema é magia,fantasia ,sonho,eu concordo
    mas estou ficando velha e burra não consigo mais distinguir o real da fantasia,minha cabeça é uma confusão.O Simpsons pra mim já tá complicado.Como minha cabeça é anarquica assisto qulquer coisa e entendo o que eu acho que consigo
    não tenho limites.Fer vc tá muito intelectual caramba .

     
  • At sexta-feira, maio 11, 2007, Blogger Unknown said…

    Fê, que filme é esse que não tem no Brasil? Socorro! Eu sou fã do Michel Gondry! Ele é espetacular. O cara fez muitas coisas em propaganda, em clipes, ele é uma fera que adora "criar" os efeitos especiais ao vivo, só com lentes, luzes, enquadramentos. Quase não usa computação gráfica. Eu me amarro no cara. E "Briho Eterno" é um dos meus filmes favoritos. Também por conta do roteiro do Charlie Kaufmann. Tou doida prá ver esse filme!

     
  • At sexta-feira, maio 11, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Acredite Babi: aqui também nao estreou! A estréia está marcada pra agosto, a versao que eu vi no cineclube deve ter sido baixada da internet!rs... Se aqui ainda nao estreou acredito que aí no Brasil também deve estar pra estrear.O filme é demais, imperdível, quero ver de novo!

     

Postar um comentário

<< Home

 


eXTReMe Tracker