quarta-feira, novembro 30, 2005
A chave
Estou lendo ¨A chave¨ de Junichiro Tanizaki. É sensacional!
Um resuminho:
¨Depois de 30 anos de casamento, um professor universitário de meia-idade já não consegue satisfazer as exigências da esposa, uma mulher mais nova do que ele. Marido e mulher simulam recato em suas relações íntimas - ele por timidez, ela porque conserva a máscara de virtude que herdou da família, um clã feudal. Mais apaixonado do que nunca, o professor faz o que pode para disfarçar seu declínio. Abusa de remédios, usa drogas, recorre às fotografias eróticas que tira da mulher depois de embriagá-la. Finalmente, percebendo que o ciúme é para ele um excitante incomparável, procura meios de enciumar-se. Junichiro Tanizaki trabalha o erotismo associado à idéia de fronteira, de limite- o desejo pode se tornar autodestruição, a experiência sexual pode se aproximar da perversão, o caráter patético das relações conjugais pode beirar o trágico. Tanizaki conta a história por meio de fragmentos dos diários que marido e mulher escrevem solitariamente, sem se revelar ao parceiro¨.
Sei que o livro está esgotado no Brasil mas eu comprei o meu num sebo de Pinheiros... custou 10 reais!
Bunda Gorda
Deu na Agência EFE:
terça-feira, novembro 29, 2005
O mestre de São Petesburgo
Ontem acabei de ler ¨El maestro de San Petesburgo¨ do sul-africano J.M. Coetzee. O livro narra a história de Fiodor Dostoievski, o grande autor russo do século XIX que, exilado na Alemanha, volta a São Petersburgo para conhecer as circunstâncias que rodeiam a morte de seu enteado Pavel. Obssessivamente assediado pelas lembranças e determinado a desvendar o enigma da vida de Pavel, Dostoievski segue o fantasma do enteado e se embrenha nos sonhos da violência revolucionária de 1869.
A imaginação e a intensidade de Coetzee e da sua escrita, constroem um apaixonante relato de mistério e um documentado retrato psicológico. Eu gostei.
sexta-feira, novembro 25, 2005
Confessions on a Kitchen
PS: me deu umas saudades do meu primeiro vinil da Madonna (vovó Alice que me deu!)
Mais coisas precárias
Só achei muito precário o documento ter data de 3 de novembro e validade de 1 mês (ou seja, sábado da semana que vem tchau), sendo que só me entregaram esse papeleco hoje! Mas foi tudo bem: já fui na Migra e me mandaram ficar indo lá pra controlar. Segundo eles a demora é de 1 ou 2 meses. Ou seja, duvido que em pleno dia de Natal, a Migra sequer esteja aberta... Ho-Ho-Ho St. John!
quinta-feira, novembro 24, 2005
Fox 10 x Chávez 0
Na edição desta semana da Revista Veja li uma reportagem muito interessante comparando os governos venezuelano e mexicano. Leia bem:
Na Venezuela, nos últimos 7 anos, desde que Chávez assumiu o poder, os investimentos estrangeiros caíram à metade no país. No México, no mesmo período, eles aumentaram 35%. O crescimento da economia venezuelana só se sustenta graças à valorização do preço do petróleo, que representa 75% das exportações. Apesar dessa riqueza abundante, que jorra do subsolo sem exigir esforço ou estratégia, desde que Chávez assumiu, o número de venezuelanos abaixo da linha de pobreza aumentou 25%. O desemprego subiu 5 pontos porcentuais, a dívida pública quase dobrou, a inflação pulou de 11% para 17% ao ano e metade das indústrias fechou as portas. Os Estados Unidos são, paradoxalmente, os principais compradores de produtos venezuelanos, sobretudo petróleo. No plano da economia doméstica, a falta de respeito aos contratos e a política de expropriação de terras afugentam empresários estrangeiros da Venezuela. Neste mês, o governo obrigou todas as empresas multinacionais que exploram petróleo no país a revisar seus acordos de concessão e a aceitar um aumento das taxas a ser pagas¨.
Assim fica fácil gritar ALCA ALCA AL CARAJO...
quarta-feira, novembro 23, 2005
Droga de Feiticeiro!
Hoje fui toda contente caminhando pra ver no cinema a última sessão sanjuanina de ¨A Feiticeira¨ com Nicole Kidman. Cheguei lá e tinham trocado a feiticeira pelo feiticeiro adolescente Harry Potter. Deu uma raiva...
Tem gente casada com morto-vivo...
Ontem assisti ¨A Noiva Cadáver¨ do Tim Burton e ... ADOREI !!!! Mas gente, é muito mórbido! A noiva está meio decomposta, um bracinho tem pele (azul, claro) e o outro é puro osso. Dá pra ver as costelinhas debaixo do vestido e a noiva cadáver ainda troca uma idéia com um dos vermes que a comem! Mas roteiro é fofíssimo, a história é romântica como poucas e o mundo dos mortos é mais alegre que o dos vivos (estilo mexicano!). A única merda é que, pra variar, aqui em San Juan eles passam o filme dublado em espanhol...
RECOMENDO!
quinta-feira, novembro 17, 2005
segunda-feira, novembro 14, 2005
Nomes Próprios?
Sempre achei que meus pais foram infelizes na escolha do nome dos seus filhos. Mas hoje, depois de ver o nome de alguns filhotes de celebridade, fiquei até meio aliviada...
O top 10:
1 Moon Unit (a da foto) - filha de Frank Zappa
2 Apple - filha de Chris Martin (Coldplay)
3 Misty Kyd - filha de Sharleen Spiteri (Texas)
4 Geronimo - filho de Alex James (Blur)
5 Heavenly Hirani Tiger Lily - filha de Michael Hutchence (INXS)
6 Dandelion - Keith Richards (Rolling Stones)
7 Dweezil - filho de Frank Zappa
8 Elijah Bob Patricius Guggi Q - filho de Bono (U2)
9 Zowie Bowie - filho de David Bowie
10 Rufus Tiger - filho de Roger Taylor (Queen)
Wanted Motherfucker Dead or Alive
Ontem terminei de assistir no National Geographic Channel um documentário de 4 horas sobre o 11/09. Todas as vezes que eu vejo as Twin Towers caindo meu sangue gela! Já se passaram mais de 4 anos e não entra na minha cabeça como um filha da puta do naipe do Bin Laden e seus capangas podem planejar coisas desse tipo.
Por falar nisso, preparem seus cofrinhos pois li na internet que o duro-de-matar, Bruce Willis, ofereceu na tv $ 1 milhão de dólares pra quem der informação sobre o paradeiro de Osama e líderes da rede terrorista Al-Qaeda para a polícia.
Já o United States Department of State, está oferecendo uma recompensa de mais de $25 milhões de dólares por qualquer informação que leve à captura desse renomado filha da puta. A Airline Pilots Association and the Air Transport Association oferece $ 2 milhões extras.
Dizem que Bin Laden passou a fronteira e estaria no Paquistão... será que Alá não o soterrou no último terremoto?
Para saber mais: www.fbi.gov/mostwant/topten/fugitives/laden.htm
sexta-feira, novembro 11, 2005
quinta-feira, novembro 10, 2005
Será sono?
Foderosa!
Outro livro que eu li no mês passado foi ¨Madonna: uma biografia íntima¨de J. Randy Taraborrelli. Eu fiquei impressionada como essa mulher é egoísta mas nossa! como ela é foderosa! E isso que em 1984 diziam que ela só duraria 6 meses mas ela deu a cara a tapa e ainda está aí, com novo cd prestes a ser lançado e etc,etc...
PS: dá um ódio do Sean Penn...
El Libro de la Almohada
Escrito por SEI SHÔNAGON, dama da corte da imperatriz Sadako no Japão do século X, EL LIBRO DE LA ALMOHADA (O LIVRO DE CABECEIRA) foi assim chamado por descrever um livro de anotações informais que possivelmente era guardado nas gavetas da cabeceira da cama (daí o nome).
(Sinceramente com esse nome a princípio parece mais um desses livrecos do gênero ¨100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama¨, hehe).
Mas é uma joínha, um retrato vívido da corte imperial japonesa. O livro está formado por uma longa série de enumerações (insetos, plantas, coisas desagradáveis e desagradáveis, tópicos poéticos, intrigas, jogos, costumes e também, é claro, crueldade).
Uma perlita do livro pra vocês:
Personas que parecen sufrir
La nodriza que cuida a un bebé que llora de noche.
Un hombre que tiene relaciones con dos mujeres y las ve disgustadas y mutuamente celosas.
Un exorcista que tiene que habérselas con un espíritu obstinado. Espera que sus encantamientos surtan efecto de inmediato, pero, varias veces frustrado, debe perseverar, rogando que sus esfuerzos no acaben convirtiéndolo en objeto de mofa.
Una mujer locamente amada por un hombre absurdamente celoso.
Los hombres poderosos que sirven en los primeros puestos y cuya vida una imagina tan placentera nunca se ven tranquilos.
Las personas nerviosas.
Quando terminar o livro vou assistir o dvd do filme dirigido por Peter Greenaway e pirateado pela minha irmã Lilica.