Quase Nada Sobre Quase Tudo

sábado, março 31, 2007

Acabei de ler ¨Hard Boiled Wonderland and the End of the World¨ do Haruki Murakami.

É muito difícil falar sobre esse livro que conta duas histórias em paralelo.

No começo meio complicado achei que meu inglês estava definitivamente capenga mas depois tudo se aclarou.

Na primeira história, Hard-boiled Wonderland, seguimos os passos de um homem de 35 anos que trabalha como Calcutec (ou seja capaz de processar informações e dividir as funções que deve realizar em seu cérebro) para o Sistema, é chamado para realizar um trabalho para um velho cientista chamado apenas de "Professor", ele conhece sua neta, que só se veste de cor de rosa e, partir desse encontro, ele descobre que sua mente está prestes a ser absorvida por um outro mundo, criado por seu subconsciente.

Simultaneamente, em The End of the World, ou o fim do mundo, um homem é privado da sua sombra para poder entrar na cidade onde trabalhará como leitor de sonhos.A cidade está cercada por uma muralha e não há violência, nem amor, nem desejos, todos tem uma existência pacífica e funções a desempenhar, neste lugar ninguém tem escapatória.

Enfim, parece que os dois mundo não podem coexistir por muito tempo e para que um deles seja preservado, talvez o outro deva deixar de existir.

A relação entre as duas histórias nem sempre é evidente, mas são-nos deixadas pistas. A história termina sendo coesa e completa até o final.

Gostei muito.

quinta-feira, março 29, 2007

Tá vendo esse troglodita na foto? Pois é, ele deixou a carreira de cantor e hoje nos representa como vereador e defende o turismo sexual: Agnaldo Timóteo.
Não acredita? Leia você mesmo a notícia que saiu no site do Terra:

¨O vereador de São Paulo Agnaldo Timóteo (PR) se envolveu em uma discussão sobre sexo no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira com a parlamentar Claudete Alves (PT). O debate começou quando o cantor falou da proposta da ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), de combater o turismo sexual. Para ele, o visitante que vem ao País em busca de sexo não pode ser considerado criminoso.
"Ninguém nega a beleza da mulher brasileira. Hoje as meninas de 16 anos botam silicone, ficam popozudas, põem uma saia curta e provocam. Aí vem o cara, se encanta, vai ao motel, transa e vai preso? Ninguém foi lá à força. A moça tem consciência do que faz. O cara não sabe por que ela está lá. Ele não é criminoso, tem bom gosto", afirmou Timóteo¨.

quarta-feira, março 28, 2007

A estação Sé do Metrô de São Paulo, que faz integração entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, começou a operar na quinta-feira, 22 de março, com bilheteria blindada. No total, quatro guichês receberam a proteção.
Cerca de 700 mil pessoas passam diariamente nesta estação.

As demais estações do Metrô que já possuem blindagem em suas bilheterias são Corinthians/Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina/Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser/Mooca, Brás, Pedro II, Anhangabaú e Santa Cecília, na Linha 3 - Vermelha; Luz, na Linha 1 - Azul; e Chácara Klabin e Imigrantes (inauguradas em 2006 já com blindagem), na Linha 2 - Verde.

Em 2007, o Metrô também pretende blindar guichês em outras três estações da Linha 3 - Vermelha: República, Marechal Deodoro e Palmeiras/Barra Funda. Também é prevista a blindagem de outras bilheterias nas linhas 1 - Azul e 2 - Verde.

Que bom, agora eu me sentirei muito mais segura quando for a São Paulo!
Graças a Deus meu pai nunca foi ambientalista.
Li no site da BBC que uma família nova-iorquina está realizando um experimento chamado ¨No Impact Man¨ cuja algumas regras incluem não usar durante 12 meses papel higiênico, televisão, elevador ou carro. A iniciativa partiu de Colin Beaven, 43 anos que escreve um blog onde ele relata o dia-a-dia da família. A sua esposa, Michelle Conlin, de 39 anos, a filha, Isabella, de 2 anos, e até o cachorro Frankie embarcaram juntos no experimento iniciado em novembro de 2006.
Na primeira etapa, a família tem que aprender a viver sem produzir lixo. São proibidos produtos descartáveis ou qualquer tipo de embrulho. No banheiro, nada de papel higiênico. Usa-se água.

Na segunda fase, eles precisam diminuir o impacto ambiental causado pelos alimentos escolhidos. É dada preferência à comida produzida localmente. Ficam de fora os produtos importados ou que tenham sido transportados de outras regiões do país.

E, por último, reduzir o consumo para o mínimo necessário e de forma sustentável.

Para evitar as emissões de dióxido de carbono, o casal fica longe de carros ou do metrô. Caminham ou usam um patinete.

No prédio onde moram, utilizam apenas a escada. Com mais exercício físico, o casal já perdeu peso.

Segundo o relato de Beaven em seu blog, o impacto não tem sido apenas no meio ambiente, mas, também, na relação familiar: "Sem TV, acabamos brincando mais com a Isabella, lendo mais, conversando mais e – hurray! – fazendo mais, bem, você sabe".

Ele reconhece um "pecado", no entanto, em 2009, serão lançados um livro e um documentário para a televisão... Será que eles vão doar o dinheiro pra alguma instituição relacionada com a proteção do meio-ambiente? Tisk tisk...
Pesquisadores americanos da John Hopkins Bloomberg School of Public Health estimaram que 655 mil iraquianos (ou 2,5% da população do país) morreram como resultado da invasão americana em 2003.

O estudo publicado na revista médica especializada ¨The Lancet¨ comparou as taxas de mortalidade em 47 áreas do Iraque escolhidas aleatoriamente, antes e depois da intervenção militar dos Estados Unidos.

A grande maioria das mortes teria sido causada pela violência, sendo 56% delas provocadas por tiros, enquanto explosões e ataques aéreos seriam responsáveis por cerca de 14%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 31% das mortes violentas poderiam ser atribuídas a ações das forças de coalizão.

O total de vítimas calculado pelo estudo é bem maior do que as estimativas oficiais ou o número de mortes divulgado pela imprensa.

Claro que nem o George W. Bush nem Tony Blair disseram acreditar nestes números mas os documentos levantados pela BBC revelam que a estimativa de mais de 650 mil mortos desde o início da guerra no Iraque foi considerada "estatisticamente sólida" por um alto funcionário do governo britânico...

O estudante Thiago Olson conseguiu chegar a uma fusão nuclear com um aparelho montado no porão de casa, em Michigan, EUA.

Por 2 anos, Olson pesquisou o que ele precisava e comprou todas as peças em lojas e na Internet.

A fusão nuclear ocorre quando 2 átomos de hidrogênio se fundem em 1 de hélio. Tal fusão ocorre em estrelas, sob uma temperatura extrema e difícil de atingir na Terra. A temperatura que Olson conseguiu chegar foi de cerca de 94 milhões de graus celsius, várias vezes mais quente que o sol.

A energia liberada pela fusão pode vir a ser uma fonte geradora de eletricidade. Entretanto o aparelho de Olson não pode servir como um gerador comercial porque a energia que consome é maior do que a que produz.

Robert Bussar, físico nuclear nos Estados Unidos, disse que "os jovens estão estudando coisas muito mais úteis do que nas pesquisas de bilhões de dólares que o nosso país gasta".

Eu fiquei me perguntando quantos amigos será que o estudante Thiago Olson tem?
Li no site da BBC que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a circunsisão como método de prevenção e combate à AIDS no mundo. O pacote inclui, é claro, a distribuição de camisinhas, oferta de testes para o vírus HIV, tratamento e divulgação de informações sobre sexo seguro, entre outros.
Um estudo da OMS estima que a circuncisão na região da África subsaariana poderia evitar 5,7 milhões de novos casos de infecção por HIV e 3 milhões de mortes nos próximos 20 anos.

A recomendação da OMS só foi anunciada depois de uma cuidadosa análise de testes realizados no Quênia, em Uganda e na África do Sul, que indicam que a circuncisão diminuiu a infecção de homens em relações heterossexuais em cerca de 60%.
Imagina...a moçada não quer nem usar camisinha! O lance vai ser educar as mamães pra circuncidarem seus machinhos quando eles ainda não sabem reclamar...
PS: pra quem quiser saber o nome do quadro que ilustra esse post é ¨Circuncisão¨ c.1635-50, óleo sobre tela 130 x 100 cm, Igreja de S. Pedro Palmela, Portugal- artista Avelar Rebelo.

domingo, março 25, 2007

Também assisti ontem em dvd pirata de ¨The Last King of Scotland¨ com o merecido ganhador do Oscar e Globo de Ouro Forest Whitaker no papel do troglodita-presidente-de-Uganda Idi Amin Dada.
Fiquei passada com o filme. Idi Amin deve estar no inferno: 300 mil assassinados no curriculum.
O filme narra a relação do ditador com seu médico pessoal (que eu não sei se é ficção),Nicholas Garrigan (James McAvoy), um jovem escocês que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda pra ligar o foda-se mas logo após sua chegada é levado ao local de um acidente bizarro onde o líder recém-empossado do país, Idi Amin, atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação e impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.
PS: Gillian Anderson do Arquivo X está irreconhecível!Tanto que eu só fui saber que era ela mesmo no site do IMDB...
Também acabei de ler ¨Criancinhas¨ do Tom Perrotta, livro que inspirou o filme (que eu gostei) ¨Pecados Íntimos¨ com Kate Winslet.
Todd, pai bonitão que não trabalha fora, sua mulher Kathy, cineasta que faz documentários e inveja a relação que Todd conseguiu estabelecer com o filho, Sarah, uma jovem mãe que fora uma ativista feminista e hoje constata surpresa que se tornou uma esposa típica num casamento tradicional, seu marido, Richard, cada vez mais envolvido com uma vida de fantasia na internet do que com sua própria mulher e filha e Mary Ann, que tem toda sua rotina meticulosamente organizada: todos eles criam seus filhos na tranqüilidade de um típico subúrbio americano rico, onde nada jamais parece acontecer até que um pedófilo recém-libertado da prisão volta para a cidade e espalha uma onde de paranóia pelo bairro. Ao mesmo tempo, Sarah e Todd começam um caso extra-conjugal que vai além do que qualquer um dos dois teria imaginado.
Na verdade comprei esse livro porque tinha gostado bastante do filme só que achava que no filme ficou faltando algo que provavelmente o livro teria. Pois é, o livro explica as personalidades dos personagens de maneira mais profunda e o final também é diferente (na minha opinião bem melhor!).
Ontem peguei passando na tv o filme ¨GIA¨ a biografia da super modelo Gia Marie Carangi.
Na verdade o que me pegou foi a Angelina Jolie super linda e ótima no papel de Gia. Esse filme é muito triste mas eu gostei muito! A modelo, hiper famosa nos finais dos anos 70 e 80, era viciada em heroína, ciclotímica, e terminou seus dias se prostituindo pra conseguir drogas. Gia foi das primeiras mulheres famosas que morreram de AIDS: aos 26 anos, ela estava acabada.
Fiquei curiosa pra ler a biografia da modelo ¨Thing of Beauty¨ de Stephen Fried.

quinta-feira, março 22, 2007

Ontem à noite assisti ¨El Laberinto del Fauno¨ do diretor Guillermo del Toro.
O filme se passa na Espanha de 1944. Carmen e sua filha Ofelia, viajam até um povoado onde está o novo marido de Carmen (um capitão troglodita do exército franquista) para que ela dê a luz ao seu filho estando perto do marido.
Inesperadamente, Ofelia descobre as ruínas de um labirinto e se encontra com um fauno que a instiga com algo surpreendente, então Ofelia começa a pensar se ela não será a princesa que os faunos estão esperando chegar faz tempo.
O filme é muito bem feito e consegue misturar muito bem a realidade com a fantasia. Um filme encantador, recomendo!

quarta-feira, março 21, 2007

Hoje de manhã terminei de ler ¨Marley & Eu¨ de John Grogan, presente de aniversário da minha irmã.
Eu não queria muito ler porque tinha certeza de que Marley morria e minha adorada Dulce está quase com 10 anos e eu não quero nem pensar nisso...
Bom, terminei não resistindo e comecei a ler o livro no restaurante de Ischigualasto (o que deu vontade de trazer um osso de dinossauro para a Dulce, rs!) o livro é fofíssimo! Todos os amantes de cães deveriam lê-lo e reservar seus lenços para o final.
Estou voltando do cinema. Fui assistir ¨Marie Antoinette¨da Sofia Coppola. Fui achando que não iria gostar, afinal todo mundo diz que o filme é uma grande bobagem.
Bom, mas eu não me guio muito pelas críticas e quis ver assim mesmo. Não, eu não me arrependo de ter visto esse filme no cinema simplesmente porque o figurino e a fotografia são brilhantes!
Kristen Dunst está linda, parece de porcelana. Acho que o grande defeito do filme é mostrar Maria Antonieta como o que aqui na Argentina chamamos CABEZA DE CHORLITO ( ou cabeça oca, no nosso querido idioma português). Eu não duvido que Maria Antonieta tenha agido como uma adolescente nos seus primeiros anos na França mas a história mostra que ela não foi essa coisa inocente cujo maior pecado, segundo o que o filme dá a entender, foi ter gastado muito dinheiro em roupitchas e no jogo.
Só fico meio preocupada porque se você observar bem os dois filmes da Sofia Coppola eles parecem ser o mesmo em outro cenário: Maria Antonieta fala sobre solidão assim como Lost in Translation (filme que eu adorei). Dá a impressão que se ela filmasse Jurassic Park ela falaria sobre a solidão dos dinossauros!
A trilha sonora moderna é muito boa mas não combina com o filme. Um filme que repito, vale pelo figurino.
Só mais uma coisinha sobre a viagem: não pude tirar foto mas uma das coisas que mais me impressionaram foi ter visto um urubu no meio da estrada comendo uma raposinha atropelada...
E com este entardecer, nos despedimos desse lindo lugar.




Quem não gosta de natureza feche os olhos.
(Las Tumanas)

Depois pensamos em acampar em Las Tumanas. Um lugar muito bonito que tinha um camping. Chegando lá, o camping estava fechado. Ao lado tinha um boteco onde o dono nos disse que isso tava mais pra ¨camping travessura¨porque ele nunca tinha visto funcionar.
Pegamos as nossas coisas e ficamos dando um passeio , depois eu fiz a siesta aí.

Outras vistas de Las Tumanas.

La Majadita.

Como tínhamos voltado para San Agustín e no dia seguinte amanheceu ensolarado, resolvemos ir pros lados de La Majadita.
O lugar da foto acima foi onde paramos pra almoçar uma coca com empanadas.

Essa plantinha parecia uma samambaia de ervilhas.

Essa flor é para a mamãe.

Mais um cacto samambáico estranho...

terça-feira, março 20, 2007

Depois de almoçar duas empanadas com coca light no restaurante de Ischigualasto (na foto acima) resolvemos subir os 1800 metros do Cerro Morado pra avistar côndores e ver o Parque de cima.
O Cerro Morado.
O circuito era a pé, é claro, e tinha como guia um dos guardas-parque de Ischigualasto.
Antes de poder subir o Cerro Morado a gente teve que assinar um daqueles formulários dizendo que se responsabiliza por qualquer merda que acontecer, sabe?
Eu confesso que sempre minto nas respostas: digo que nunca tive convulsão nem que tenho sopro cardíaco, não que eu queira me fazer de legal mas o fato de ter sopro nunca me impediu de subir montanhas e eu jamais me senti mal. A única coisa que eu NUNCA minto é sobre a alergia a penicilina e dipirona.

Bom, subimos o cerro com outro casal e o nosso guia apesar de muito magrinho era muito ágil também. Não sei se devido à subida ou à altura, passando mais da metade do caminho eu tive uma bela taquicardia e falta de ar. Parei pra descansar e quando recuperei o ar, continuei subindo mais um trecho. Me senti mal de novo e resolvi não arriscar a subir mais.
Meu marido não quis me deixar sozinha e eu ameacei com divórcio se ele não continuasse a subir, afinal já tínhamos pagado o passeio e o guia. Depois de se assegurar de que eu estava bem e consciente, ele continuou subindo com os outros. Fiquei sentada numa pedra, admirando Ischigualasto do alto.

Em teoria entre subir e descer o Cerro Morado se demora 3 horas dependendo do estado físico. Como eu não viajo sem repelente de insetos e muito menos sem água na mochila e protetor solar, fiquei tranquila. A única coisa nessa hora que me deu medo foi dar de cara com um puma.
Não me apavoram nem as aranhas, nem os escorpiões e nem as cobras, eu sempre olho atenta onde estou.

Depois de recuperar o ar eu resolvi tomar um gole de água. Foi então que eu comecei a sentir umas náuseas horrorosas e sensação de desmaio. Pensei ¨ainda bem que eu não subi mais¨ mas eu não podia fazer outra coisa a não ser esperar pelo pessoal voltar. Depois de mais ou menos 1 hora e pouco, vi que umas pessoas começaram a subir o cerro, quando passaram por mim (também sem ar) eles me disseram ¨oi¨, muito simpáticos, binóculos pendurados no pescoço, vimos ao mesmo tempo um condor voando bem baixo.

Quando o resto do pessoal voltou eu já estava recuperada (será que eu me apunei?) e eles me contaram que não conseguiram ver nenhum condor lá de cima (antes eu tivesse ficado com a camera de fotos, hehe) e o guia me explicou que as pessoas simpáticas eram biólogos espanhóis que trabalham no parque.

Apesar de ter me sentido muito frustrada, eu não quis arriscar acampar em Ischigualasto como tínhamos planejado com medo de ter um treco de noite e não poder fazer nada estando nesse lugar.
Voltamos a San Agustín pra passar a noite num apart hotel (chamado Valles del Sol, bonito e 50 pesos por noite).

(Na foto: meu marido no alto do Cerro Morado)



Mais fotos do museu.
No Instituto de Investigaciones y Museo de Ciencias Naturales de la Universidad de San Juan estão expostos fósseis únicos, como os do ¨Eoraptor lunensis¨, o dinossauro predador mais antigo que se conhece (mais ou menos 230 milhões de anos de idade).
Abaixo algumas fotos tiradas dentro do museu.



Siga a flecha. Tá vendo esse trequinho encima da montanha? Isso é um animal chamado guanaco. Durante todo o passeio vi pegadas de guanaco e raposas. Outros animais típicos do lugar são pumas, lebres, maras, roedores (em Usno tinha lêmures), condores, aguiluchos, martinetas e víboras (as mais comuns são jararaca, cascavel, coral e culebras). Fofas mesmos são as lagartixas.

La Cancha de Bochas.
Eu, disfarçada de bebê dinossauro.
El Hongo.
Vista de Ischigualasto.




Vistas de Ischigualasto.
O Submarino.
A Esfinge.
Logo na entrada, com alguns dos 60 mil turistas que visitam Ischigualasto por ano.
Vista de Ischigualasto.
 


eXTReMe Tracker