(Winston Churchill)
Segundo o americano Stan Walters, um dos maiores especialistas do mundo em polígrafo (detector de mentiras) e consultor do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mentir é um ato tão humano quanto respirar. Algumas estimativas dizem que uma pessoa conta, em média, entre sete e 25 mentiras todo dia. Os sinais do mentiroso:- Disfunções da fala. Claro que alguns erros mostram que a pessoa apenas pode estar sob stress.As pausas no meio de uma fala podem indicar falta de preparo no desenvolvimento das respostas. O teor da fala responde por apenas 7% da comunicação, porém é o elemento mais potente dos sinais verbais.
- A inclinação da cabeça pode passar a mensagem sutil de uma pessoa prestando atenção no que é dito. A mão apoiando a cabeça costuma mostrar que a pessoa está se chateando com o assunto ou imersa nos próprios pensamentos. Se ao falarmos com alguém percebermos movimentos assim, é melhor levar em conta que o ouvinte não está aceitando nossas afirmações.
- Expressão fisionômica é outro sinal. Por exemplo, pode haver amplo sorriso no rosto da pessoa, enquanto seus olhos mostram pouco ou nenhum prazer. Ou o sorriso junto de um maxilar contraído de ódio.
- O olhar. Esse quesito não é confiável para identificar mentiras, como muitos pensam. Estudos demonstram que não mantemos contato visual constante durante nossas conversas com outros. Muitos desvios de olhar são apenas sinais de stress.
- Observe também o cruzar de pernas. Verá os pés começarem a ser sacudidos. Se rapidamente, é um sinal de stress, de possível mentira.
Loroteiros históricos:- Hitler mentiu para Chamberlain (primeiro-ministro britânico) sobre a invasão da Polônia.
- Pedro negou 3 vezes que conhecia Jesus.
- Quando Deus perguntou a Adão se ele comera o fruto da árvore proibida,ele fez o que os homens fazem até hoje - culpou uma mulher.
Na minha opinião, um bom mentiroso é quem tem boa memória para se lembrar das próprias mentiras...